Título: Os primeiros candidatos
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 11/06/2012, Política, p. 3

Período de convenções começa com escolha de tucano no Rio e veto à reeleição do prefeito de João Pessoa No primeiro dia de convenções partidárias destinadas à escolha dos candidatos a prefeito, pelo menos três capitais tiveram definições importantes. Em João Pessoa, o atual prefeito, Luciano Agra, foi derrotado na prévia realizada ontem pelo PSB e não irá disputar a reeleição. No Rio de Janeiro, o PSDB definiu que lançará candidatura própria: o escolhido foi o deputado federal Otávio Leite. Já em Belo Horizonte, embora nenhuma convenção tenha sido realizada, o PT elegeu, em encontro estadual, o nome do deputado Miguel Corrêa Jr. para vice-prefeito na chapa encabeçada por Márcio Lacerda (PSB).

Conforme estabelece o calendário eleitoral, as convenções partidárias devem ser realizadas entre 10 e 30 de junho. Nesse período, os pré-candidatos ficam impedidos de fazer propaganda no rádio, na tevê e em outdoors, mas podem divulgar seus nomes em propagandas internas e com o uso de faixas e cartazes em locais próximos à convenção. E desde ontem e até o fim da campanha eleitoral, as emissoras de rádio e tevê ficam proibidas de transmitir programas apresentados ou comentados por candidatos escolhidos nas convenções.

Na capital mineira, os principais partidos realizarão suas convenções somente no final do mês. É o caso do PSB e do PT, que se reunirão no dia 30 para oficializar a dobradinha de Márcio Larcerda (PSB) com Miguel Corrêa Jr. (PT). No encontro que terminou no final da tarde de ontem, o deputado petista conseguiu 266 votos, contra 173 do ex-superintendente da Fundação Municipal de Parques e Jardins Luiz Gustavo Fortini. Corrêa admitiu que, caso a chapa saia vitoriosa, ele tem intenção de trabalhar para ser o candidato a prefeito em 2016.

Já em João Pessoa, Estelizabel Bezerra, a principal adversária do prefeito Luciano Agra dentro do PSB, venceu a disputa interna e será a candidata à prefeitura da capital paraibana. Apoiada pelo governador Ricardo Coutinho, ela conquistou 305 votos na convenção contra apenas 142 de do atual chefe do Executivo Municipal.

Depois de proclamado o resultado, Agra ameaçou deixar o partido. "Não quero mais ser humilhado pelo PSB", disse. Ele não quis revelar se apoiará Estelizabel na corrida eleitoral. A tendência é que Agra apoie o pré-candidato do PPS, Nonato Bandeira. Antes da convenção, houve uma guerra de liminares na Justiça. A convenção chegou a ser suspensa, mas uma nova decisão judicial garantiu a sua realização.

O PT de João Pessoa, por sua vez, anunciou a candidatura do deputado estadual Luciano Cartaxo, durante o encontro do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Telefônicas da Paraíba (Sinttel). O partido está dividido. Uma parte apoia o nome de Cartaxo, enquanto a outra defende uma aliança com o PSB de Estelizabel Bezerra. "O PSB tem dono, tem um rei, enquanto o PT tem democracia", afirmou o deputado, referindo-se ao governador da Paraíba.

No Rio de Janeiro, o PSDB entrou de vez na campanha pela prefeitura da capital fluminense. Com críticas ao prefeito Eduardo Paes (PMDB) e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o tucano Otávio Leite apresentou-se como uma alternativa para comandar a cidade que vai sediar as Olimpíadas de 2016. Leite acusou Lula de fazer "campanha antecipada" em favor do peemedebista durante a inauguração parcial de um corredor de ônibus que ligará Santa Cruz à Barra da Tijuca. "O presidente Lula tem o direito de expressar a sua opinião, o seu apoio a quem quiser, mas não pode fazê-lo em um palanque construído com dinheiro público, em uma inauguração pública. Isso é um absurdo", criticou.

Colaborou Marcelo Ernesto

"Não quero mais ser humilhado pelo PSB" Luciano Agra (PSB), prefeito de João Pessoa, que pretende deixar o partido depois de ter perdido a prévia de ontem e ser impedido de concorrer à reeleição