Título: Humberto Costa confia na ajuda de Lula
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 14/06/2012, Política, p. 9

Pré-candidato à prefeitura de Recife espera que conversa entre o ex-presidente e o governador de Pernambuco lhe seja benéfica. Petista foi internado para retirar cateter

O senador Humberto Costa (PT-PE), pré-candidato à prefeitura de Recife, agarra-se com afinco à conversa que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ter amanhã com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para descobrir se sua candidatura sobreviverá de fato ao caos político vivido no estado. Lula disse a Humberto, em reunião na terça-feira, que fará campanha para ele, tanto pessoalmente quanto gravando propagandas para o horário eleitoral gratuito. Mas a aliança com Eduardo Campos é uma incógnita.

A princípio, a conversa entre Lula e Eduardo Campos continua prevista para amanhã. Mas o ex-presidente internou-se, na noite de ontem, para um procedimento de rotina no Hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim divulgado no início da noite, os médicos afirmaram que a internação serviria para uma "reavaliação da laringe, procedimento pré-agendado". O texto segue informando que Lula passaria a noite no hospital e, hoje, "será submetido à retirada do cateter implantado para o tratamento ao qual foi submetido".

Mesmo os aliados mais próximos do senador Humberto Costa sabem que o gesto do governador Eduardo Campos de desincompatibilizar quatro secretários para escolher, dentre eles, um pré-candidato do PSB, não foi uma mera tentativa de pressionar o PT. "Foi para valer. Ele realmente está disposto a lançar um nome próprio", disse um petista graduado.

O nervosismo de Humberto era evidente ontem. Ele procurou o presidente do PT estadual, Pedro Eugênio, para uma conversa particular no Senado. Queria propor uma trégua, mas o clima no estado conflagrou-se de uma maneira quase incontornável. "Deixou de ser uma briga política e virou briga de rua. Qualquer um que ganhar essa disputa terá 50% de petistas trabalhando contra", disse um integrante do PT próximo do ex-presidente Lula. "A impressão que eu tenho é que o Humberto vai ser sacrificado", completou esse parlamentar.

Depois da conversa com Pedro Eugênio, Humberto Costa teve um longo papo com o senador Armando Monteiro (PTB). Ex-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Monteiro é um dos defensores do lançamento de uma candidatura alternativa, que fuja à polarização PT-PSB no estado. Ao Correio, ele afirmou que a "Frente de esquerda, unida, é imbatível" e que aguarda um consenso entre petistas e socialistas. Disse ainda que seu grupo político tem tempo para decidir o que fará. "Eu apenas informei ao senador Armando Monteiro como estão as coisas. As conversas definitivas serão travadas nos próximos dias", afirmou Humberto Costa.