Título: PSB formaliza apoio amanhã
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/06/2012, Política, p. 9
PT e PSB afinaram os ponteiros em São Paulo e a legenda comandada pelo governador Eduardo Campos será a primeira grande aliança fechada para apoiar o ex-ministro Fernando Haddad para a prefeitura paulistana. O anúncio acontecerá amanhã e os socialistas apresentaram o nome da deputada federal Luiza Erundina como vice de Haddad, embora a indicação ainda necessite de algumas costuras com o PSB paulistano. Ontem, o ex-ministro da Educação rasgou elogios a sua provável companheira de chapa. "Luiza é uma mulher partidária, tem muito respeito da militância petista. Ela tem tradição na luta social e um padrão ético incontestável. Está mais próxima de nós, para a minha honra", declarou.
Carreira Erundina foi a primeira petista a governar a cidade de São Paulo, eleita em 1988, quando não havia disputa de segundo turno, novidade introduzida nas eleições presidenciais do ano seguinte. A administração dela foi bastante contestada pelo PT e Erundina acabou não conseguindo mais espaço na legenda. Em 1992, Fernando Collor sofreu impeachment e o vice, Itamar Franco, assumiu, com a disposição de formar um "ministério ético". Convidou-a para ser ministra da Secretaria de Administração Federal.
O PT não gostou e resolveu suspender as atividades políticas de Erundina por um ano. A relação foi se desgastando e, em 1998, ela se filiou ao PSB, sendo eleita deputada federal no ano seguinte. Em 2008, foi convidada para ser a vice na chapa encabeçada por Marta Suplicy à prefeitura de São Paulo, que concorria à reeleição contra o então prefeito, Gilberto Kassab. Erundina ficou interessada na vaga, mas o PSB não aceitou o desafio e o vice acabou sendo Aldo Rebelo, do PCdoB. (PTL)