Título: Juros de títulos espanhóis disparam
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 15/06/2012, Economia, p. 13

Os rendimentos dos títulos do governo espanhol subiram acima de 7% ontem, depois de a agência de classificação de riscos Moody"s ter reduzido o rating da Espanha em três graus, impulsionando os custos dos empréstimos e levantando a perspectiva de um resgate completo. A Moody"s reduziu a Espanha de "A3" para "Baa3", seu menor rating de grau de investimento, e afirmou que pode realizar mais reduções dentro dos próximos três meses. A agência afirmou que o recente plano da Zona do Euro aprovado para ajudar os bancos do país vai aumentar o problema da sua dívida.

Os rendimentos dos títulos de 10 anos da Espanha subiram até 25 pontos base, para uma máxima da era do euro de 7,02%, nível de financiamento considerado insustentável no longo prazo. Papéis de prazo mais curto também sofreram pressão, com os rendimentos de dois anos subindo para cerca de 5,20%. "O rebaixamento do rating é mais uma má notícia para a Espanha e eleva a chance de um resgate completo", disse um analista de mercado.

Ministros das Finanças da Zona do Euro concordaram no sábado em emprestar à Espanha até 100 bilhões de euros para resgatar seus bancos, medida que fez pouco para acalmar os mercados. Grécia, Irlanda e Portugal foram rapidamente forçados a pedir resgate após os rendimentos de seus títulos subirem acima de 7%.

Bancos Um auditoria sobre os bancos na Espanha, que mostrará o tamanho do resgate europeu, deve ser finalizada até segunda-feira, disseram ontem fontes à agência internacional de notícias Reuters , com uma dizendo que o número ficará entre 60 bilhões e 70 bilhões de euros.

A auditoria das consultorias Oliver Wyman e Roland Berger estava marcada para ser completada até 21 de junho, mas será acelerada porque o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, quer o estudo em mãos no começo da próxima semana para fornecer detalhes sobre o resgate a bancos na cúpula do G20 em Los Cabos, México. "O governo terá o número principal dos auditores sobre as necessidades para o setor financeiro espanhol na segunda-feira", disse uma das fontes.

100 bilhões de euros Total do socorro da União Europeia à Espanha