Título: Cartada dupla dos comunistas
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2012, Política, p. 7

PCdoB atua em duas frentes: diretório municipal defende a manutenção da candidatura de Netinho em São Paulo, mas cúpula nacional topa indicar a sambista Leci Brandão para vice de Haddad, caso o PT apoie Manuela D%u2019Ávila no Sul

Sem Luiza Erundina (PSB-SP) como vice na chapa do pré-candidato a prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o PT corre para tentar convencer o PCdoB a assumir o posto deixado pelos socialistas. Cientes do desespero petista, o PCdoB resolveu fazer jogo duplo. O diretório paulistano bateu o pé e disse que não há hipótese de abrir mão da candidatura do vereador Netinho de Paula à prefeitura da capital. Já a direção nacional vê com simpatia a aliança com Haddad, inclusive com a possibilidade de que a vereadora Leci Brandão seja a vice na chapa, desde que o PT apoie a deputada Manuela D"Ávila (PCdoB) na disputa pela prefeitura de Porto Alegre.

Ontem de manhã, após café da manhã com Haddad, os representantes do PCdoB paulistano mantiveram a candidatura de Netinho e negaram condicionar a disputa paulistana à realidade gaúcha. "São dois diretórios distintos, dinâmicas diferentes. Não há por que condicionar um ao outro", disse o presidente municipal, Wander Geraldo da Silva. "Nossa convenção será dia 30, mas a intenção é manter a candidatura do Netinho", completou ele ao Correio.

O discurso da cúpula nacional é mais ameno. Para eles, é interessante o apoio do PT a uma candidatura considerada estratégica para o partido e com reais chances de vitória. Mas não querem antecipar uma decisão sem que o PT tenha a humildade de abrir mão da candidatura própria em Porto Alegre para apoiar Manuela. "É preciso um gesto de grandeza dos petistas e do ex-presidente Lula", disse ao Correio um integrante da cúpula nacional do PCdoB.

Em Porto Alegre, Manuela lidera as pesquisas de intenção de voto, mas DEM e PSDB sinalizaram o apoio ao atual prefeito, João Fortunatti (PDT). Na visão do PCdoB, o cenário está muito polarizado e não faz sentido o PT manter a candidatura do deputado estadual Adão Villaverde, sem chances de vitória, apenas para deixar animada a militância petista.

Vice-presidente da CPI do Cachoeira e um dos integrantes da campanha de Fernando Haddad, o deputado Paulo Teixeira (PT-RS) defende que a direção nacional abra o diálogo com o PT gaúcho. Ele prefere, contudo, não utilizar a palavra intervenção. "É importante ampliar nosso leque de alianças dentro do campo progressista", disse ele. Teixeira defende, inclusive, o nome de Leci Brandão, mais conhecido no meio musical carioca do que nas rodas políticas paulistanas. "Ela agrega simpatia e apoio com o público jovem, por sua raiz musical e com a comunidade negra", completou o parlamentar do PT.

Puxadores de votos Se as negociações avançarem, o atual candidato do PCdoB à prefeitura, vereador Netinho de Paula, concorreria a mais um mandato na Câmara Municipal. Se o PCdoB mantiver a candidatura própria, o partido deve ter dois candidatos a vererador com boas condições de serem eleitos: o ex-ministro do Esporte Orlando Silva e o ex-deputado federal Jamil Murad.

Por via das dúvidas, um outro plano começa a ser traçado pelos petistas: tentar atrair o PTB para a chapa de Fernando Haddad. Os defensores dessa tese alegam, ainda, que seria uma sinalização de disposição do partido de ampliar o leque de alianças mais ao centro, como uma maneira de atrair o eleitorado conservador de São Paulo, sempre reticente às investidas petistas.

A exemplo do PCdoB, contudo, o PTB também tem candidato próprio: o ex-presidente da Ordem dos Advogados em São Paulo Luiz Flávio D"Urso. Para conseguir a desistência de D"Urso, o comando da campanha de Haddad terá que negociar com o presidente do PTB paulista, deputado estadual Antonio Carlos de Campo Machado, ou com o presidente nacional da legenda, Roberto Jefferson. Campos Machado é aliado histórico do tucano José Serra e Jefferson denunciou a existência do mensalão em 2005.