Título: Marcha dos povos reúne 20 mil
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 21/06/2012, Brasil, p. 10

No primeiro dia da reunião dos chefes de Estado na Conferência das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável — Rio+20, a Marcha Global da Cúpula dos Povos reuniu cerca de 20 mil pessoas na principal avenida do Centro do Rio de Janeiro, segundo a Polícia Militar. O evento paralelo tem ocorrido durante a conferência no Aterro do Flamengo. Em meio à multidão, era possível encontrar indígenas, representantes de movimentos sociais, de partidos políticos e centrais sindicais, de organizações não governamentais, servidores de repartições públicas, pessoas fantasiadas e até ritmistas da escola de samba Acadêmicos da Vigário Geral.

O protesto coletivo formou um universo diversificado de reivindicações. Um número grande de cartazes era contra o veto parcial ao projeto do novo Código Florestal, feito pela presidente da República, Dilma Rousseff, no mês passado. Os manifestantes traziam placas com os dizeres: "Dilma, fantoche dos ruralistas". Enquanto isso, estudantes e servidores públicos federais pediam mais valor à educação e exigiam 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para o setor. Já na ala das feministas mulheres defendiam a descriminalização do aborto. Além da marcha, houve um "apitaço" de funcionários em greve da Cedae, concessionária de abastecimento de água da cidade, e cerca de 100 jovens se uniram ao protesto para criticar os altos investimentos na Copa do Mundo de 2014 e reivindicar a legalização da maconha.

Em meio a diversos interesses, os manifestantes cobraram juntos um resultado concreto nas negociações para aprovação do Rascunho Zero, que deve ser votado pelos chefes de Estado hoje. Segundo Paulo Adário, diretor da campanha amazônica da ONG Greenpeace, a sociedade civil estava indignada com a falta de ambição e de consistência do documento apresentado pelo Brasil. "A Dilma considera vitória o que o restante do Brasil considera um fracasso", avaliou.

Trânsito As manifestações deixaram o tráfego caótico na cidade. Durante a manhã, o trânsito na Zona Oeste da cidade, próximo ao Riocentro, ficou parado por horas. Ainda assim, a prefeitura carioca pediu paciência aos cariocas. De acordo com informações do órgão, as pessoas devem usar o transporte público e deixar os carros em casa.