O globo, n. 31104, 04/10/2018. País, p. 8

 

Sem Garotinho, Paes lidera e Romário está isolado em 2º

Miguel Caballero

04/10/2018

 

 

 Recorte capturado

 

 

É a primeira pesquisa sem o candidato do PRP, barrado pela Justiça; rejeição a todos os candidatos cresceu ou oscilou para cima

Na primeira pesquisa de intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro feita pelo Ibope sem o nome do ex-governador Anthony Garotinho (PRP), que teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral, o ex-prefeito do Rio Eduardo Paes (DEM) aparece em primeiro lugar com 26%. Em segundo, está o senador Romário (Podemos), com 19%. Indio da Costa (PSD) vem em seguida com 10%, em empate técnico com Wilson Witzel (PSC), que tem 7%, e com Tarcísio Motta (PSOL), que marcou 6%. Branco e nulo somaram 15%, enquanto 6% não souberam responder. Em votos válidos, descontados os nulos, Paes marcou 33%, contra 24% de Romário.

O Ibope informou que, com a saída de Garotinho da disputa, esta pesquisa não deve ser comparada com os levantamentos anteriores na intenção de voto, sendo a primeira de uma nova série. Na pesquisa anterior do Ibope, divulgada em 25 de setembro, Eduardo Paes tinha 24%, seguido de Romário e Garotinho, ambos com 16%.

Perfil do voto de cada um

Realizada entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, a pesquisa do Ibope não mediu eventuais repercussões do debate realizado pela TV Globo na noite do dia 2.

O levantamento também fez uma simulação de segundo turno entre Eduardo Paes e Romário. O candidato do DEM venceria a disputa, com 40%, contra 33% de Romário. Entre os entrevistados, 23% disseram que votariam nulo ou em branco neste cenário, e 3% não souberam responder.

Em relação à última pesquisa, todos os candidatos tiveram seu índice de rejeição aumentado ou oscilando para cima, dentro da margem de erro. Em 25 de setembro, eram 27% os que não votariam “de jeito nenhum” em Eduardo Paes, número que subi upara 34%. Romário tinha rejeição em 25%, e agora está em 33%. Indio da Costa é rejeitado por 22% (17% na anterior); Marcia Tiburi, do PT, por 19% (eram 14%); e Tarcísio Motta, por 14% (eram 11%). Entre os cinco mais bem colocados em intenção de votos, a menor rejeição é de Witzel (8%).

A pesquisa Ibope também mostra em que segmentos cada candidato tem melhor performance. Eduardo Paes, que marcou 26% dos votos totais, se destaca entre os mais velhos. Na faixa etária acima de 55 anos, ele ficou com 34% da preferência. Já Romário, 19% no total, chega a 25% entre os eleitores de 25 a 34 anos. O senador tem melhor desempenho entre os homens (23%) do que entre as mulheres (16%).

Indio da Costa, que marcou 10%, tem seu melhor estrato entre os eleitores decida desda periferia da Região Metropolitana, onde ficou com 13%. Ele eWilsonWitzel tentam aproveitar acurva crescente da candidatura presidencial de Jair Bolsonaro no Rio, estado onde o deputado subiu de 35% para 39% nas intenções de voto da pesquisa de ontem.

Witzel fez 7% na pesquisa para governador, e 88% de seu eleitorado declara votar em Jair Bolsonaro. O ex-juiz federal chega a 14% entre os eleitores de nível superior, e a 15% entre os que têm renda acima de cinco salários mínimos. É um perfil parecido com o eleitorado de Tarcísio Motta, que fez 6% no total. O psolista fez 14% no estrato de nível superior de escolaridade e 13% na faixa de renda mais alta.

A pesquisa Ibope, contratada pela TV Globo e pelo GLOBO, ouviu 2002 eleitores.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Votos seguem divididos irmãmente

Berenice Seara

04/10/2018

 

 

Na primeira pesquisa Ibope em que o nome de Anthony Garotinho (PRP) não aparece —já que o ex-governador está fora da briga pelo Palácio Guanabara por decisão da Justiça Eleitoral —as posições dos candidatos permanecem praticamente inalteradas.

Embora o resultado de ontem não possa ser comparado com o último levantamento, divulgado em 25 de setembro, ao menos entre os adversários mais bem posicionados na disputa ao governo seus votos parecem ter sido distribuídos quase irmãmente: inclusive entre aqueles que Garotinho mais criticou nesta dura campanha.

Líder nas pesquisas de intenções de voto ao governo do Rio, Eduardo Paes (DEM) chega a 26% e Romário (Podemos), a 19%. Sem o ex-governador em seus calcanhares, a dupla permanece descolada dos demais, com uma distância de nove pontos percentuais para o segundo pelotão, liderado por Indio da Costa, com 10%.

O deputado federal do PSD segura a terceira posição com unhas e dentes, empurrado pela popularidade do candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL), a quem declara voto em verso e prosa, em debates, em entrevistas e na propaganda eleitoral.

A estratégia agressiva nos confrontos com os adversários também parece ter ajudado, porque o mesmo vento levou Wilson Witzel (PSC) para a frente. O ex-juiz tem 7% e, embora empatado tecnicamente, suplanta Tarcísio Motta (PSOL) numericamente por um ponto percentual.

Coincidência ou não, Witzel também subiu o tom nos debates —e igualmente defendeu, mais do que declarou, o voto no capitão do PSL.

O resultado da disputa nacional segue influenciando a turma do andar debaixo. Seguindo Tarcísio de perto vem Marcia Tiburi, a petista que passou parte da sua campanha eleitoral pedindo votos para Fernando Haddad (PT).

O restante da turma segue na lanterna, quase sem alterações.

Com ou sem Garotinho, com ou sem as suas denúncias, o segundo turno parece cada vez mais sacramentado.