O globo, n. 31104, 04/10/2018. País, p. 10

 

Senado: Cesar, Flávio Bolsonaro e Lindbergh seguem à frente

Miguel Caballero

04/10/2018

 

 

Candidato do PSL sobe para 26%, contra 27% do ex-prefeito e 22% do petista. Cruzamento com voto para governo mostra que eleitor nem sempre segue alianças

A pesquisa Ibope de intenção de votos para o Senado no Rio, divulgada na noite de ontem, mostra que o ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL) e o senador Lindbergh Farias (PT) seguem à frente na disputa. Maia manteve os 27% da pesquisa anterior, de 25 de setembro, mas agora está em empate técnico com Bolsonaro, que cresceu quatro pontos percentuais e chegou a 26%.

O candidato do PSL está tecnicamente empatado, no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais, com Lindbergh, que subiu três pontos e está com 22%.

Abaixo deste primeiro pelotão, Chico Alencar (PSOL) se manteve com 11% das intenções de voto. Ele está em empate técnico com Miro Teixeira (Rede), que permaneceu com 10%; com Arolde de Oliveira (PSD), que marcou 9% (tinha 7%); e com Pastor Everaldo (PSC), com 7% (tinha 8%).

O índice dos que pretendem votar nulo ou branco continua alto a três dias da eleição: 16% (eram 18%) para a primeira vaga, e de 25% (eram 26%) para a segunda vaga. Além destes, 21% (eram 28%) não souberam responder em quem pretendem votar.

O cruzamento da intenção de voto para senador com a preferência para governador mostra que nem sempre há uma correspondência entre o que pensa o eleitor fluminense e as alianças definidas pelos partidos e candidatos na formação das chapas.

Cesar Maia faz campanha junto de Eduardo Paes (DEM) todo o tempo. Ele chega a 46% entre os eleitores de Paes para uma das duas vagas para o Senado. Mas Lindbergh (26%) e Flávio Bolsonaro (24%) também conquistam bom apoio entre quem votará no candidato do DEM para o governo.

Duas vagas

Como são dois votos para o Senado, a soma dos percentuais dos candidatos totaliza 200%, em vez de 100%.

Os eleitores de Romário se dividem majoritariamente entre Cesar Maia (31%), Lindbergh (29%) e Flávio Bolsonaro (21%). O candidato de sua chapa ao Senado, Miro Teixeira, fica apenas com 12% de seus eleitores.

Os apoiadores de Indio da Costa declaram voto no Senado para Flávio Bolsonaro (48%), Arolde de Oliveira (24%) e Cesar Maia (23%), mas até Lindbergh, do PT, a quem Indio faz dura oposição, pontua bem (17%).

Os mais altos índices nesse cruzamento aparecem na intenção de votos de Flávio Bolsonaro (79%) entre os eleitores de Wilson Witzel (PSC); e de Lindbergh Farias (68%) entre os que votarão em Marcia Tiburi (PT) para governador. Fonte: TSE