O Estado de São Paulo, n. 45642, 04/10/2018. Política, p. A7

 

Bolsonaro tem 32% em SP; petista cresce 3 pontos e vai a 15%

04/10/2018

 

 

 Recorte capturado

Ex-governador tucano Geraldo Alckmin oscila de 14% para 16% e Ciro Gomes cai 4 pontos, ficando com 6%

A pesquisa Ibope/Estado/TV Globo feita apenas com eleitores paulistas e divulgada ontem mostra que o candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, se mantém na liderança isolada da corrida presidencial em São Paulo, com 32% das intenções de voto – 1 ponto porcentual a menos do que o registrado na última pesquisa, em 25 de outubro.

Empatados tecnicamente em segundo lugar, Geraldo Alckmin (PSDB) oscilou de 14% para 16% e Fernando Haddad (PT) passou de 12% para 15%. Ciro Gomes (PDT) caiu quatro pontos em São Paulo, de 10% para 6%. Marina Silva (Rede) manteve a tendência de queda, passando de 4% para 3%.

João Amoêdo ficou estável em 4%, empatado tecnicamente com Marina. Ambos são seguidos por Henrique Meirelles (estável em 2%), Cabo Daciolo (oscilou de 0% para 2%) Alvaro Dias (oscilou negativamente e agora tem 1%), Guilherme Boulos (estável em 1%), João Goulart Filho (oscilou de 0% para 1%), Eymael (estável em 0%) e Vera (oscilou de 1% para 0%).

A pesquisa foi feita de 30 de setembro ao dia 2. Foram entrevistados 2.002 eleitores em 97 municípios. A margem de erro máxima estimada é de dois pontos porcentuais para

mais ou para menos. O nível de confiança utilizado é de 95%.

O levantamento foi contratado pelo Estado e pela TV Globo e está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº SP 08219/2018e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 07211/2018.

 

PARA LEMBRAR

Na carona do malufismo

A candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) encontrou em São Paulo a recepção de um eleitor que se identifica com o discurso e os valores associados ao ex-governador Paulo Maluf (PP). A retórica de ambos une princípios conservadores à defesa da linha dura contra o crime. Segundo analistas, essa identificação é uma das explicações para a queda na intenção de voto do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB). Neste ano – e pela segunda vez desde 1986 –, Maluf estará ausente das urnas, após ser preso e ter o mandato de deputado cassado. O tema segurança predomina nos debates entre candidatos a governador.

 

Pesquisas

A próxima pesquisa presidencial Ibope/Estado/TV Globo será divulgada no sábado, véspera do dia da votação. Também será divulgado levantamento para o Governo de São Paulo.