Título: Convenções em todo o país
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/06/2012, Política, p. 10

A sete dias de expirar o prazo para definição de candidaturas, partidos ainda escolhem os nomes que disputarão o pleito

Na última semana do prazo estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as convenções partidárias, as legendas ainda correm para oficializar seus candidatos. Na manhã de hoje, ao menos três mulheres terão suas candidaturas lançadas em algumas das principais capitais do país.

Em Porto Alegre, a deputada federal Manuela D"Ávila (PCdoB) bate o martelo sobre a candidatura a prefeita e deve consolidar o nome do vereador Nelcir Tessaro (PSD) como vice. Em Vitória, a ex-ministra da Secretaria de Política para as Mulheres Iriny Lopes (PT) será oficializada para disputar o comando da cidade.

Em São Paulo, a ex-vereadora e ex-apresentadora de tevê Soninha Francine (PPS) anunciará a candidatura ao Executivo da maior cidade brasileira, onde disputará com nomes como José Serra (PSDB), Fernando Haddad (PT) e Gabriel Chalita (PMDB).

Também neste sábado, a convenção do PSB em Manaus lança o nome de Serafim Corrêa e o PMDB de Curitiba irá escolher o candidato do partido. Rafael Greca e Reinhold Stephanes Junior disputam o posto.

Além da escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, as convenções são utilizadas para a definição de outros temas, como as alianças e os gastos de campanha.