Título: Ministra bate-boca em debate
Autor: Mascarenhas, Gabriel; Rothenburg, Denise
Fonte: Correio Braziliense, 23/06/2012, Brasil, p. 12

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, perdeu a compostura ontem e discutiu asperamente com manifestantes durante um dos eventos do último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável — Rio+20. Muito irritada, ela chegou a se levantar e dizer que gritaria mais do que um rapaz, que, na plateia, pediu a palavra para falar em defesa do funcionalismo público ligado à pasta comandada por Izabella. "Antes de o senhor gritar, grito eu", berrou a ministra para, em seguida, recolher seus papéis e deixar a sala.

O bate-boca acalorado foi presenciado por autoridades brasileiras e internacionais, como o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e ministros europeus, que se reuniram para debater medidas adotadas pelo Brasil para conter o desmatamento. Izabella se irritou com cartazes de protesto contra a construção da usina de Belo Monte que estampavam uma motoserra. "Eu não posso resolver todos os problemas. Vocês não podem ficar apenas numa posição passiva. É ter posição ativa. Vocês me ajudam a construir a solução. Eu quero que vocês venham comigo(...). E está na hora de esse país ter políticas permanentes", gritou em direção a uma manifestante.

Logo em seguida, ao fazer referência à data em que coordenou um programa de proteção a Mata Atlântica, ela voltou a disparar contra uma mulher que participava do protesto, dizendo que, à época, "você nem era nascida". A discussão, que durou cerca de dez minutos, tomou o lugar do debate. A plateia, alheia ao embate, se revezava entre vaias e aplausos, ora dirigidas aos críticos da ministra ora à própria.

"Antes de o senhor gritar, grito eu" Izabella Teixeira, ministra dirigindo-se a um manifestante