O globo, n. 31102, 02/10/2018. País, p. 5

 

Bolsonaro cresce seis pontos entre as mulheres

Igor Mello

Marco Grillo

02/10/2018

 

 

O crescimento de quatro pontos percentuais nas intenções de voto registrados pelo candidato do PSL à Presidência , Jair Bolsonaro , foi impulsionado pelo aumento no apoio entre as mulheres . De quarta-feira até ontem, o capitão da reserva saiu de 18% no eleitorado feminino para 24%, uma elevação de seis pontos. O aumento maior no segmento feminino aconteceu entre as eleitoras de alta renda do Sudeste, segundo a diretora-executiva do Ibope , Márcia Cavallari, disse à GloboNews. O Ibope foi a campo entre sábado e domingo, quando houve manifestações nas ruas contra e a favor do candidato do PSL. 

Desde o início da série histórica , em 20 de agosto, Bolsonaro vinha tendo dificuldades para expandir seu apoio entre as mulheres, marcando no máximo 21%, no levantamento da segunda-feira da semana passada. Entre os homens, o candidato do PSL aumentou o domínio, saindo de 36% para 39%. Haddad manteve os patamares anteriores, apenas com oscilação dentro da margem de erro (21% no eleitorado masculino; 20% no feminino). 

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro e Haddad (PT) estão numericamente empatados. Bolsonaro cresceu quatro pontos e chegou a 42% das intenções de voto, mesmo percentual de Haddad, que se manteve estagnado também nos 42%. Votos brancos e nulos, que eram 16% na pesquisa anterior, passaram para 14%. Os indecisos somam 3% em todos os cenários pesquisados pelo Ibope. 

O candidato do PSL também melhorou seu desempenho contra outros três adversários e perderia apenas para Ciro Gomes (PDT). Ciro oscilou positivamente um ponto percentual, chegando a 45% das intenções de voto. Enquanto isso, Bolsonaro cresceu 4 pontos e chegou a 39%, reduzindo a vantagem do pedetista para seis pontos. Neste cenário, o percentual de votos brancos e nulos é o menor entre todas as comparações, caindo para 13%.

Contra Geraldo Alckmin (PSDB), o candidato do PSL cresceu três pontos percentuais, chegando a 39%. Alckmin oscilou positivamente dois pontos e ficou com 42%. Os dois estão empatados tecnicamente. A pesquisa registrou ainda 17% de votos brancos e nulos. 

Bolsonaro também ampliou a vantagem sobre Marina Silva (Rede) acima da margem de erro pesquisada pelo Ibope. O capitão da reserva tem 43% das intenções de voto, crescendo 3 pontos. Já Marina mantece os 38% registrados no levantamento anterior. 

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Para Ciro, ‘não é inteligente’ votar em Lula por gratidão

Luis Lima

02/10/2018

 

 

Em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto, o candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, fez um apelo a simpatizantes do interior de São Paulo, para que não votem orientados pelo sentimento de gratidão ao ex-presidente Lula.

De cima de um coreto, em uma praça central de Suzano, Ciro reconheceu que Lula governou para os mais pobres e obteve diversas conquistas, mas que não se pode votar “no escuro”, em “quem não tem propostas”, apenas pela indicação do ex-presidente.

— Gratidão é uma grande qualidade do ser humano. Mas na política não é inteligente. Porque a gratidão é algo que fazemos olhando para trás e a política é algo que temos que decidir, mesmo com dor no coração, olhando para frente.

No debate da TV Record, anteontem, Ciro tentou se colocar como uma terceira via, em meio à “polarização odienta”, como classifica a luta entre “coxinhas e mortadelas”. Nas considerações finais do debate, disse que não era petista, nem antipetista, e pediu uma oportunidade aos brasileiros. Questionado se esta fala de neutralidade em relação ao PT não pode confundir parte do eleitorado, Ciro afirmou que está do seu “próprio lado”, pediu aos eleitores que não votem “contra ninguém”, mas “a favor do Brasil”, e que 2014 deixou uma lição ao país.

— O que houve em 2014? A Dilma pelo PT, imposta, desconhecida, pela generosidade que o povo brasileiro tem com Lula, fez um estelionato eleitoral. Não foi reconhecido o resultado (por Aécio Neves, do PSDB), e o Bolsonaro já anuncia que não vai reconhecer. E desde 2014 até hoje, com o trauma do golpe no meio do caminho, nunca mais ninguém deixou ninguém trabalhar no Brasil —afirmou.

O candidato do PDT ainda falou que o PT já não é mais esquerda há muito tempo, e a direita “militarista, radicalizada e antidemocrática”, representada por Bolsonaro, vai “precipitar o Brasil em algo que assusta muito”.

—Será que é hora de o Brasil dar um salto no vazio por gratidão ao Lula, por um lado, ou por ódio ao PT por outro lado? —afirmou.

A jornalistas, Ciro também respondeu a uma provocação do seu oponente do PSL, Jair Bolsonaro, feita em seu perfil no Twitter. O ex-capitão reclamou que, em sua ausência nos debates, “forçada por orientação médica”, seus adversários falam mentiras e em seu nome. “Cinismo ou covardia?”, questionou.

— Nem cinismo, nem covardia —reagiu o pedetista. —Eu não sofri nada tão grave quanto ele, e sai do hospital com a sonda pendurada na perna em respeito aos adversários e ao eleitor brasileiro. Ele está de alta, fez uma viagem em avião comercial. Não foi ao debate porque não tem mais como se sustentar.