O globo, n. 31101, 01/10/2018. País, p. 10

 

É #Fake mensagem sobre imagem de protesto no Rio

01/10/2018

 

 

Circula nas redes sociais afirmação de que foto de manifestação contra Bolsonaro seria falsa porque mostra prédio desabado

Circula nas redes sociais uma mensagem afirmando ser montagem a imagem da manifestação contra a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência, realizada anteontem no Centro do Rio. A mensagem é #FAKE. A foto é verdadeira e foi feita durante o protesto.

O texto da mensagem falsa diz que a cena retratada remete a algum evento realizado antes de janeiro de 2012 , quando houve o desabamento de três prédios do Centro do Rio, perto do Teatro Municipal, na Cinelândia.

Não é verdade. O edifício que aparece marcado na mensagem ainda existe. São três prédios que não aparecem na imagem registrada anteontem que desabaram.

Um dos edifícios que desabou ficava exatamente entre o edifício que aparece na imagem da capa de O GLOBO e o Teatro Municipal.

Bolsonaro foi alvo de protestos em 26 estados e no Distrito Federal, anteontem, sendo os maiores no Rio e em São Paulo, no dia em que teve alta hospitalar.

A mobilização das últimas semanas para os protestos foi liderada por movimentos de mulheres, que se organizaram nas redes sociais usando a hashtag #elenão, contra o que consideram posições autoritárias e de misoginia por parte do candidato.

Os maiores atos no Brasil aconteceram na Cinelândia, no Rio, e no Largo da Batata, em São Paulo, que ficaram lotados. As polícias militares dos dois estados não divulgaram uma contagem oficial do número de presentes.

Os protestos, marcados há quinze dias, aconteceram no mesmo dia em que Bolsonaro deixou o hospital Albert Einstein, em São Paulo onde esteve internado por 23 dias após um atentado a faca, em Juiz de Fora (MG). Atos contra Bolsonaro ganharam também adesão de homens e de militantes de outras causas, além do combate ao machismo.