Título: PCdoB perto da chapa de Haddad
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 26/06/2012, Política, p. 6

Netinho de Paula abre mão da candidatura, alia-se ao PT e comunistas são cotados para o posto de vice do petista

O pré-candidato do PT à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, anuncia amanhã o vice na chapa para as eleições de outubro. O PCdoB, provável responsável pela indicação, sugeriu três nomes ao petista: a presidente estadual do PCdoB, Nádia Campeão; a deputada estadual Leci Brandão e o ex-deputado federal Jamil Murad. Nádia leva vantagem por ter sido secretária de Esportes na gestão Marta Suplicy. Haddad, entretanto, ainda não garante o posto aos comunistas. "Vamos conversar com os demais partidos da aliança. Até quarta-feira, vamos definir." Das três opções oferecidas a Haddad, Nádia é a mais conhecida nacionalmente. Leci Brandão tem uma interlocução com o movimento negro e cultural e Jamil Murad representa um quadro histórico do PCdoB. "Opções não faltam ao Haddad, ele está livre para escolher nosso melhor quadro", disse ao Correio o ex-ministro do Esporte Orlando Silva.

A parceria com o PT significou a retirada da pré-candidatura de Netinho de Paula. Menos de uma semana depois da reunião na qual o presidente do diretório municipal do PCdoB, Wander Geraldo da Silva, assegurou que o partido "não abriria mão da candidatura", tudo mudou. "A campanha está polarizada entre Haddad e Serra (José Serra, pré-candidato do PSDB). O resultado seria o Netinho sair menor do que ele é", resumiu Wander. Como contrapartida, o PCdoB conseguiu arrancar do PT o apoio à candidatura de Manuela D"Ávila (PCdoB-RS) se houver segundo turno na disputa pela prefeitura de Porto Alegre — os comunistas cobravam o aporte petista já no primeiro turno.

A cúpula do partido esteve ontem à tarde no Instituto Lula para selar a aliança. Bem-humorado, o ex-presidente aproveitou o evento para criticar José Serra. "Vamos ter de enfrentar nossos adversários, que são os tucanos. Estou vendo nosso adversário dizer que a competência vai vencer o novo, portanto, meu filho (Haddad), você já ganhou, porque competência ali não tem nada", provocou.

Lula, que garantiu não ter qualquer arrependimento da foto tirada ao lado de Paulo Maluf, do PP, lembrou que Serra já deixou a administração municipal uma vez. "Ele nem pegou a segunda enchente e já correu." E prometeu se empenhar para eleger seu pupilo. "Se for necessário, vou morder a canela dos adversários", disse.