Título: PMDB apoia PSB no Recife
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Correio Braziliense, 26/06/2012, Política, p. 7

Jarbas Vasconcelos anuncia aliança com Eduardo Campos no dia em que o PT confirma veto à reeleição de João da Costa

A eleição para a prefeitura do Recife, marcada pelo racha interno do PT, agora vai entrar para a história como a disputa que conseguiu unir dois inimigos 20 anos depois da ruptura: o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB). Eles já haviam se aproximado há duas semanas, quando decidiram retirar os processos mútuos. Ontem, Jarbas, que se recupera de uma operação no coração, anunciou que seu partido vai apoiar o candidato do PSB ao Executivo recifense, o ex-secretário de Desenvolvimento Econômico Geraldo Júlio. "A única proposta que a gente considera "mudancista" é a do PSB", afirmou Jarbas. Em seguida, o PMDB cancelou a pré-candidatura do deputado federal Raul Henry.

Na última sexta-feira, como antecipou o Correio, os partidos de oposição em Pernambuco — PMDB, DEM, PPS e PSDB — reuniram-se para estudar a viabilidade de uma candidatura única, motivados pela divisão do PT . Agora, restam apenas PSDB e DEM. "Surpreendente essa decisão", desabafou o presidente nacional do DEM, José Agripino Maia (RN). "Ainda não conversei com Jarbas, mas respeitamos. Continuaremos buscando a aliança com o PSDB", completou.

Jarbas justificou a decisão declarando que, apesar desses movimentos, a oposição não conseguiu se entender nem construir uma unidade. "A gente está discutindo agora a questão das mudanças. Tínhamos uma proposta de mudança do Recife, face a administração do PT. Mas a oposição tem condição de vencer", resumiu.

Em viagem a Nova York, acompanhando a entrega de prêmios de gestão ao governador Eduardo Campos, o vice-presidente do PSB, Roberto Amaral, classificou como natural a aliança com Jarbas, afirmando que a parceria configura a formação de um novo arco de alianças no estado. "Sabemos que é uma mudança de paradigmas. Mas é a busca de uma nova aliança para garantir as melhorias que Recife precisa", completou. Ainda ontem, o PCdoB declarou apoio ao PSB.

Votação Enquanto Jarbas confirmava a aliança com Eduardo Campos, o Diretório Nacional do PT ratificava, por 49 votos a 19 e três abstenções, a decisão da Executiva Nacional que, em reunião em Brasília, indeferiu a candidatura do atual prefeito do Recife, João da Costa. Ele ainda avaliará com aliados o que fazer, mas não descarta recorrer na Justiça, embora não considere essa a melhor opção. "Vou me concentrar em administrar o Recife", afirmou.

João da Costa não escondeu o desapontamento com a decisão do diretório. "Acho que o partido deveria ter tido mais cuidado", reclamou. E deixou claro que ainda não se sente à vontade para ligar-se à campanha do senador Humberto Costa (PT-PE). "Se eu não sirvo para governar Recife, por que serviria para apoiar o Humberto Costa"? ironizou.

Para o presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, a decisão do partido foi tomada por entender que Humberto Costa é o candidato com melhores condições de unificar o PT. Ele assegurou que, durante a campanha, o senador fará a defesa do governo de João da Costa, mas enrolou-se ao justificar porque o prefeito não terá o direito de concorrer à reeleição de uma gestão que será defendida pelo PT. "João da Costa teve dificuldades em se consolidar como liderança política", explicou.

"A única proposta que a gente considera "mudancista" é a do PSB" Jarbas Vasconcelos, senador do PMDB-PE