Título: PT e PSB cada vez mais distantes
Autor: de Tarso Lyra, Paulo
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2012, Política, p. 9

A sinalização de que o PSB poderá ter candidatura própria em Recife movimentou o quadro partidário da capital pernambucana e isolou ainda mais o PT. Rachado internamente entre os partidários do atual prefeito, João da Costa, e o candidato ungido pela direção nacional, o senador Humberto Costa, os petistas veem a migração dos demais partidos da frente política para o lado do governador Eduardo Campos. Depois do PTB anunciar a sua opção, ontem foi a vez de o PV seguir o mesmo caminho.

Eduardo Campos teve uma longa conversa com Humberto Costa na quinta-feira. Avisou que a candidatura do senador petista está se tornando inviável, já que o partido não consegue a unidade nem sequer entre suas próprias fileiras. Uma nova conversa entre os dois está prevista para este fim de semana. "É cada vez mais improvável que o governador Eduardo Campos não lance um candidato próprio", disse um interlocutor do governador pernambucano. O nome mais forte é o do ex-secretário de desenvolvimento econômico Geraldo Júlio, responsável pelos principais prêmios vencidos pela gestão do PSB em Pernambuco.

Ceará Socialistas e petistas também estão longe de um entendimento em Fortaleza. Após a prefeita Luizianne Lins ter bancado a candidatura do secretário municipal de Educação, Elmano de Freitas, o governador Cid Gomes resolveu romper a parceria política iniciada em 2004 — com a vitória da própria Luizianne — e prosseguiu nas eleições de Cid Gomes para o governo estadual.

Cid avisou à direção nacional do PT que não apoiaria Elmano, por considerá-lo um candidato com pouca densidade eleitoral. O governador estuda lançar Ferrucio Feitoza, ex-responsável pelas obras da Copa no estado, ou o deputado estadual Roberto Cláudio.