Título: Medalha para o PIB
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 16/06/2012, Economia, p. 15

Ao receber ontem os atletas brasileiros que participarão da Olimpíada de Londres, a presidente Dilma Rousseff garantiu que o país vai "merecer uma medalha" pelo crescimento econômico neste ano, apesar dos fracos indicadores apresentados até agora. "Vocês vão ver. Nós estamos só no aquecimento", disse ela, movendo os braços para simular um exercício com halteres.

Em encontro que havia tido pouco antes com governadores para anunciar um programa de apoio a investimentos nos estados, no valor de R$ 20 bilhões, Dilma disse que o país está mais bem preparado para enfrentar a crise do que em 2008, quando a primeira onda de turbulência externa abalou a economia. Na época, lembrou, o Brasil atravessava um período de baixo crescimento; agora, vem agindo para reverter os efeitos contracionistas vindos do exterior.

Viés A presidente voltou a defender as medidas de estímulo ao consumo que vêm sendo adotadas pelo governo, rebatendo as críticas de economistas que apontam para o esgotamento dessa estratégia, devido aos elevados índices de endividamento e de inadimplência das famílias. "Temos uma demanda reprimida e não podemos cair nesse viés elitista de pensar em restrição do consumo, desde que saibamos equilibrar consumo com investimento", proclamou.

Ela também defendeu a elevação do Imposto de Importação de automóveis adotada para proteger as montadoras instaladas no país. Para a presidente, em um momento de crise, é preciso favorecer a indústria nacional e evitar que empresas de outros países se aproveitem no mercado doméstico.