O Estado de São Paulo, n. 45683, 14/11/2018. Política, p. A8

 

Doria escolhe general para a Segurança Pública

Pedro Venceslau

14/11/2018

 

 

Na campanha eleitoral, governador eleito de SP disse que nomearia ‘policial’; ao anunciar João Campos, afirmou que ‘melhorou’ ideia

 

SP. Doria cumprimenta o general João Camilo Pires de Campos

Depois de prometer durante a campanha eleitoral que nomearia um “policial” para comandar a Secretaria da Segurança Pública, o governador eleito João Doria (PSDB) anunciou ontem o general da reserva João Camilo Pires de Campos para a chefia da pasta.

Para acomodar os interesses corporativos da Polícia Civil e Militar, o tucano disse que serão criadas duas secretarias executivas, uma para cada instituição e ambas submetidas ao general Campos.

O militar foi um dos coordenadores do capítulo de segurança do programa de governo de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República e passou para a reserva após 48 anos de serviços no Exército.

Campos será o primeiro nome do Exército à frente da Secretaria da Segurança Pública em São Paulo desde 1979, quando o coronel Erasmo Dias comandou pasta. Ao Estado, o general disse que o combate às facções que atuam nos presídios será uma prioridade do governo Doria (mais informações nesta página).

Questionado sobre ter prometido que nomearia um policial, Doria desconversou. “Nós melhoramos, evoluímos nossa ideia e melhoramos ao ter um general à frente da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo”, disse o tucano.

Segundo auxiliares de Doria, a ideia de nomear um representante das corporações policiais foi abandonada para evitar o acirramento da disputa histórica entre a PM e a Polícia Civil. Entidades das duas corporações, porém, viram com reservas a escolha do general.

“Ele (general Campos) vai comandar uma polícia que tem natureza civil. É preciso que ele respeite isso. A carreira de delegado de polícia é jurídica e não pode ser regida pela disciplina estática e rigorosa do militarismo”, afirmou ao Estado o delegado Gustavo Mesquita, presidente da Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo.

“Temos quadros na polícia para chefiar politicamente o setor. A polícia atingiu um nível de profissionalismo muito grande”, disse o coronel Carlos Alberto de Camargo, ex-comandante-geral da PM.

A escolha de Campos foi elogiada pelo general Roberto Sebastião Peternelli Júnior, deputado federal eleito pelo PSL. “A indicação do Campos é excelente. Ele é capaz, comandou o Sudeste, tem contatos com as duas polícias e conhece os problemas da Segurança Pública”, afirmou.

Na cerimônia de anúncio de novos secretários, Doria foi questionado se a polícia será orientada a atirar para matar em caso de confronto. “Óbvio que a primeira ação da polícia não será matar, será na inteligência, depois na pronta resposta que é imobilizar o criminoso. Se o criminoso reagir a ação será para imobilização. A orientação é que se ele ainda assim reagir armado é que ele vá deitado para o cemitério”, disse o tucano.

Nomes. O governador eleito também anunciou ontem mais nomes de sua equipe à frente do Palácio dos Bandeirantes. Conforme antecipado pelo Estado, o engenheiro Marcos Penido vai comandar a “supersecretaria” de Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente. Penido deixou na segunda-feira a secretaria das Subprefeituras da gestão Bruno Covas (PSDB).

O empresário Julio Serson, ex-secretário das Relações Internacionais no município, vai assumir uma secretaria especial na mesma área na gestão estadual e também será presidente da companhia Investe SP.

Wilson Pedroso, o mais próximo auxiliar de Doria desde as prévias do PSDB para a Prefeitura, em 2016, e ex-chefe de gabinete do tucano, será o chefe de gabinete do Palácio dos Bandeirantes.

Na presença do presidente estadual do PSDB, deputado Pedro Tobias, Doria fez questão de frisar que Pedroso é filiado ao partido. 

Evolução

“Nós melhoramos, evoluímos nossa ideia e melhoramos ao ter um general à frente da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo.”

João Doria (PSDB)​, GOVERNADOR ELEITO DE SÃO PAULO

 

SECRETARIADO

● Rodrigo Garcia

Governo

 

● Gilberto Kassab

Casa Civil

 

● João Camilo Pires de Campos

Segurança Pública

 

● Paulo Dimas

Justiça

 

● Rossieli Soares

Educação

 

● Wilson Pedroso

Chefe de Gabinete

 

● Marcos Penido

Energia, Saneamento, Recursos Hídricos e Meio Ambiente

 

● Sérgio Sá Leitão

Cultura e Economia Criativa

 

● Célia Leão

Pessoa com Deficiência

 

● Júlio Serson

Relações Internacionais