Título: Protesto pelo voto aberto
Autor: Coreia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 27/06/2012, Política, p. 3
Um grupo de deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto liderou, no plenário da Câmara, uma manifestação pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extingue o voto secreto no Legislativo. Vestindo coletes vermelhos com a inscrição %u201CPEC 349/2001 Voto Aberto Já%u201D, os deputados ocuparam a tribuna do plenário e entregaram um dos coletes ao presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS), como forma de pressionar pela votação da proposta.
%u201CA Câmara dos Deputados precisa assumir a soberania, precisa assumir a vanguarda desse processo, em nome da democracia, da transparência e da ética na política. Nós não podemos nos desmoralizar%u201D, discursou o deputado Ivan Valente (PSol-SP), coordenador da frente parlamentar. A PEC foi aprovada em primeiro turno em agosto de 2006 e, desde então, está parada na Mesa Diretora da Casa, à espera da votação em segundo turno.
No Senado, a movimentação em torno do processo de cassação do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) esquentou o debate sobre o voto aberto a ponto de o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), marcar para o último dia 13 a votação de uma outra versão da PEC do Voto Aberto. A intenção, contudo, não se concretizou.
Para Valente, a aprovação da proposta que tramita na Câmara antes do início do recesso parlamentar abriria caminho para uma rápida votação no Senado. %u201CÉ uma exigência popular, é uma unanimidade que nós não podemos mais prosseguir sonegando da população a transparência do voto parlamentar e trair a vontade da sociedade%u201D, argumentou o deputado.