Título: Troca de acusações
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 29/06/2012, Política, p. 4
A disputa partidária presente em boa parte das sessões da CPI do Cachoeira extrapolou os limites da comissão. O relator do colegiado, deputado Odair Cunha (PT-MG), e o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), um dos investigados pela Polícia Federal por suspeita de manter ligações com a quadrilha do bicheiro Carlos Augusto Ramos, Carlinhos Cachoeira, iniciaram um bate-boca por intermédio da imprensa.
Ontem, após a oitiva de Cláudio Monteiro, ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), Odair rebateu acusações feitas por Perillo, de que o relator da CPI é "cabo de chicote" e está imprimindo uma perseguição política contra ele. "O governador não vai me intimidar nem nenhum membro desta CPI. Vamos continuar investigando a organização criminosa e, infelizmente, ela está no governo de Goiás. Espero que colabore com a investigação e coloque as polícias civil e militar do estado dele para combater a contravenção", contra-atacou o petista.
Mais cedo, Perillo esteve em Brasília e mandou um recado para Odair. O relator afirmou anteontem que o governador de Goiás mentiu à CPI, quando negou ter vendido uma casa em Goiânia para Cachoeira. "Estou tranquilo de que que fiz um negócio particular e lícito. Passei nove horas na CPI e já dei essa explicações. Ele (Odair Cunha) tem que agir com isenção, não pode servir de cabo de chicote de ninguém", disparou Perillo.
As rusgas entre Perillo e os petistas são anteriores às denúncias contra o bicheiro e seus aliados. Durante o mensalão, em 2005, Perillo afirmou que avisara o então presidente Lula sobre o esquema de pagamento de propina a parlamentares para votarem de acordo com o governo no Congresso. O governador de Goiás afirmou, quando compareceu à comissão, no último dia 12, que essa declaração gerou "ódio e perseguição" por parte dos petistas. Ainda ontem, o ministro do Supremo Joaquim Barbosa negou pedido de habeas corpus para Cachoeira. (GM)