O globo, n. 31136, 05/11/2018. País, p. 7
Transição começa hoje, com nomeação de Onyx Lorenzoni
05/11/2018
Futuro chefe da Casa Civil será ministro extraordinário do gabinete do presidente eleito; outros nomes ainda estão sendo analisados
Marcada para começar simbolicamente esta semana, com a primeira viagem do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a Brasília, a transição de governo terá início com a nomeação do futuro chefe da Casa Civil, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), como ministro extraordinário do gabinete de Bolsonaro.
Segundo informações da assessoria do Palácio do Planalto, o nome de Onyx será publicado no Diário Oficial da União de hoje, enquanto os técnicos da área jurídica da Casa Civil concluem a análise dos demais indicados. Bolsonaro pode indicar nesta fase até 50 nomes para sua equipe.
A divulgação, pelo Planalto, dos técnicos sob o comando de Onyx no centro de transição, que funcionará no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), deve ocorrer gradualmente, ao longo do dia de hoje. Bolsonaro deve chegar a Brasília na terça-feira para uma série de compromissos com os chefes dos Poderes. A previsão é que se encontre com o presidente Michel Temer no dia seguinte.
Há uma expectativa em relação à confirmação dos técnicos escolhidos para integrarem a transição econômica de governo. Onyx entregou ao ministro Eliseu Padilha uma lista com 22 nomes na quarta-feira. Na sexta, ele viajou ao Rio para despachar com Bolsonaro a respeito da indicação de outros 24 técnicos.
Sobre a montagem dos ministérios, na semana passada, o futuro ministro da Casa Civil disse ao GLOBO que a equipe de governo está sendo desenhada pelo próprio presidente, a partir de dois modelos: um com 15 e outro com 16 ministérios.
O número definitivo será fechado depois de Bolsonaro avaliar todas as ponderações que tem recebido sobre fusões de ministérios, transferências de áreas e questões legais que envolvem cada setor da Esplanada. A fusão de pastas como a Agricultura e o Meio Ambiente foi, a princípio, descartada pelo presidente, que recuou após ouvir especialistas de ambas as áreas.