Título: Alianças blindam Protógenes
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 30/06/2012, Política, p. 9

De olhos postos nas alianças costuradas para as eleições municipais, o PT prepara um escudo para defender o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) na próxima quarta-feira, quando o Conselho de Ética da Câmara analisará representação do PSDB contra o deputado, pedindo a abertura de processo de cassação contra o parlamentar e ex-delegado por quebra de decoro parlamentar.

As duas legendas estão unidas em campanhas consideradas cruciais pelo PT. Esta semana, o PCdoB emplacou a presidente do diretório paulista da legenda, Nádia Campeão, como vice na chapa do candidato petista à prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad.

Ontem, o PT conseguiu o apoio dos comunistas em outra campanha de peso para a legenda. O PCdoB decidiu retirar a candidatura da deputada Alice Portugal à prefeitura de Salvador para apoiar o candidato petista, Nelson Pellegrino, um dia antes da realização da convenção do PT na capital baiana. A vereadora comunista Olívia Santana comporá a chapa como vice.

De olho nessas alianças, o relatório do deputado Amaury Teixeira (PT-BA) constrangeu a bancada petista ao pedir mais investigações sobre a relação entre Protógenes e o ex-sargento da aeronáutica Idalberto Matias de Araújo, conhecido como Dadá, acusado de integrar a organização chefiada pelo bicheiro Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A posição de Teixeira foi considerada pela bancada como um "erro político" cometido em um momento especialmente delicado de composição de alianças. Assim que o relatório foi divulgado, o comando do PCdoB pediu explicações ao líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), que chegou a declarar que toda a bancada era contrária ao relatório de Teixeira. "Com a aproximação entre os partidos, isso só se intensificou", diz um deputado petista.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 30/06/2012 04:40