O globo, n. 31138, 07/11/2018. País, p. 13

 

No STF, Fachin vota a favor de denúncia contra senador Ciro Nogueira, do PP

André de Souza

07/11/2018

 

 

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal ( STF ), votou para aceitar denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador e presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), o deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), e o exdeputado Márcio Junqueira. O julgamento na Segunda Turma da Corte foi interrompido em seguida, por um pedido de vista da ministra Cármen Lúcia, que prometeu devolver o processo para análise em breve.

Os três foram acusados de tentar atrapalhar, entre outubro de 2017 e março de 2018, as investigações de crimes que teriam sido cometidos por uma organização criminosa formada por integrantes do PP. Os advogados deles sustentaram que a PGR não conseguiu atribuir aos acusados atos que caracterizem crimes.

Fachin, no entanto, lembrou que, neste momento, as provas não precisam ser robustas. Caso a denúncia seja aceita, isso não significará a condenação ainda, mas a transformação dos investigados em réus.

—Tenho que a denúncia apresenta descrição suficiente das condutas supostamente ilícitas de todos os acusados —disse Fachin.

A defesa dos acusados nega qualquer tentativa de atrapalhar as investigações contra os filiados ao PP.