Título: Quem sai na foto com Lula no Recife?
Autor: Valadares, João
Fonte: Correio Braziliense, 08/07/2012, Política, p. 6

Ex-presidente já posou com o presidente do PSB, Eduardo Campos, que lançou um nome da sigla à prefeitura da capital, e também com o candidato do PT, Humberto Costa

Após o rompimento do PSB e do PT no Recife, aliados históricos, as candidaturas de Geraldo Júlio (PSB) e Humberto Costa (PT) desprendem esforço descomunal para mostrar quem é o verdadeiro "amigo do peito" do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na capital pernambucana. A disputa já começou. O PSB, que resolveu lançar candidatura própria, alegando que o PT não reunia mais condições de unir a chamada Frente Popular, deixou claro que o discurso durante a campanha será o de reafirmar os compromissos e o alinhamento com Lula. A situação é tão delicada que, no primeiro ato de campanha, sexta-feira, no Centro do Recife, Humberto Costa precisou ressaltar, no discurso, que ele é o verdadeiro candidato do petista.

O presidente do PT no estado, deputado federal Pedro Eugênio, antecipou o tom que a sigla irá adotar durante a campanha. "Os avanços do governo Eduardo Campos (que também preside do PSB nacional) só foram possíveis por causa do presidente Lula, que trouxe a refinaria, o estaleiro e tirou do papel a transposição e a transnordestina." Para Pedro Eugênio, não será uma tarefa difícil mostrar quem é o candidato de Lula. "O ex-presidente já se posicionou desde o primeiro momento que o seu candidato é Humberto. Inclusive, ele gravou um vídeo reforçando isso para a militância. Não tem nenhuma confusão na cabeça do povo."

O parlamentar reforçou que a campanha do PSB não pode sequer utilizar a imagem da estrela petista. "Não é o PT que não deixa. Quem não permite é a Justiça Eleitoral." Há uma semana, a assessoria de imprensa do candidato Geraldo Júlio espalhou nas redes sociais uma foto do encontro que Eduardo Campos teve com Lula em São Paulo. Na foto, o ex-presidente e o governador apareciam sorrindo. Não demorou muito para os petistas reagirem. Dois dias depois, Lula e Humberto gargalhavam numa fotografia também divulgada nas redes sociais.

Disputa O presidente do PSB em Pernambuco, Sileno Guedes, afirmou que a sigla não pretende disputar com o PT a imagem do ex-presidente. "Vamos mostrar ao eleitor que estamos numa disputa municipal, mas que, em nível nacional, caminhamos com Lula e o governo da presidente Dilma. O ex-presidente é filiado ao PT, mas a gente vai mostrar todas as circunstâncias que envolvem essa disputa", assegurou.

Ele lembrou que, em 2006, Eduardo Campos não utilizou a imagem de Lula no guia eleitoral. "Por sinal, Humberto Costa era adversário do governador. Se a gente não tiver autorização para usar a imagem, vamos respeitar. Mas ninguém pode nos impedir de reafirmar o compromisso que temos com Lula", comentou.

Sileno rebateu o discurso de que todos os avanços de Pernambuco ocorreram em razão exclusiva do petista. "A gente sabe sim do papel bastante importante que o ex-presidente desempenhou aqui. Mas Eduardo Campos é presidente nacional do PSB e teve um desempenho que governadores do partido de Lula não conseguiram atingir. Aqui em Pernambuco, ocorreu um processo que foi construído conjuntamente."

Dentro dessa filosofia, o PSB tem um calo: explicar ao eleitor recifense a aliança com o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), um dos mais ferrenhos adversários de Lula em Pernambuco e, até então, desafeto histórico de Eduardo Campos. "Nós não fomos procurar o PMDB. A gente continua no lado que sempre estivemos. É importante salientar que, com a vitória de Geraldo Júlio, continuaremos no mesmo campo político", diz Sileno.