Correio braziliense, n. 20246, 26/10/2018. Mundo, p. 14

 

Trump culpa imprensa por pacotes-bomba

Rodrigo Craveiro 

26/10/2018

 

 

O presidente norte-americano, Donald Trump, apontou um culpado pelo envio de pelo menos 10 pacotes-bomba (veja arte) a adversários do Partido Republicano e a críticos de seu governo: a imprensa. “Uma enorme parte da raiva que vemos hoje em nossa sociedade é provocada pelos relatos propositadamente falsos e imprecisos da mídia tradicional, à qual me refiro como ‘fake news’. Isso ficou tão ruim e tão odioso, que está além de descrições. A mídia tradicional deve arrumar suas ações, rápido!”, escreveu o magnata, em seu perfil no Twitter.

Enquanto as investigações sobre os incidentes avançavam, mais três explosivos eram interceptados antes que chegassem aos destinatários. Na madrugada de ontem, um policial aposentado que trabalha na produtora do ator Robert De Niro, localizada no exclusivo bairro nova-iorquino de TriBeca, acionou as autoridades por um pacote descoberto na véspera. O astro de Hollywood e Trump têm trocado farpas. Duas agências postais também receberam pacotes-bomba endereçados ao ex-vice-presidente democrata Joe Biden, em Delaware.

Nos últimos quatro dias, correspondências similares tinham sido enviadas para o ex-presidente Barack Obama, os ex-secretários Hillary Clinton (Estado) e Eric Holder (Justiça), o ex-diretor da Agência Central de Inteligência (CIA) John Brennan, o filantropo bilionário George Soros e os deputados democratas Debbie Wasserman Schultz e Maxine Waters. O FBI (polícia federal americana) trata os incidentes como “terrorismo doméstico” e acredita que o responsável pelos atentados postou parte das encomendas na região sul da Flórida. Até o fechamento desta edição, ninguém tinha assumido a autoria. Uma análise preliminar descartou que o pó branco contido em alguns dos pacotes represente ameaça biológica. A polícia intensificou a vigilância diante das sedes de veículos de comunicação e das casas  de políticos.

Os ataques de Trump à imprensa, horas depois de fazer um apelo por união, causaram mal-estar em Washington. “Pare de culpar os outros. Olhe-se no espelho. Sua retórica inflamada, os insultos, as mentiras e o incentivo à violência física são vergonhosos. Arrume suas ações, tente agir como presidente. O povo americano merece algo muito melhor. A propósito, seus críticos não serão intimidados ao silêncio”, declarou Brennan. Trump telefonou ontem para o governador de Nova York, Andrew Cuomo, e prometeu-lhe apoio irrestrito das autoridades federais nas investigações. O chefe da polícia nova-iorquina, James P. O’Neill, confirmou ontem que os pacotes continham “dispositivos vivos”, que deveriam ser tratados com a “máxima seriedade”.

 

“Máquina do ódio”

O democrata Joe Biden, um potencial candidato à Casa Branca em 2020, comentou o fato de ter sido o destinatário de dois pacotes-bomba e defendeu a conciliação no país. “Nós temos de desligar essa máquina do ódio. Nós temos de nos unir. A opinião pública e toda a nação. As pessoas querem que sejamos mais civilizados. As pessoas querem que escolhamos a esperança em vez do ódio”, desabafou. Os opositores acusam Trump de incitar a violência e a divisão. Em 11 dias, os EUA realizarão eleições legislativas de meio de mandato, que podem determinar a perda de controle da Câmara dos Representantes por parte dos republicanos.

Professor de prática de gerenciamento da Universidade Yale, Jeffrey A. Sonnenfeld afirmou ao Correio que, apesar de não ser um ideólogo, Trump adota ideologias inflamatórias. “Ele é muito mais pragmático do que ideológico. Quase nunca se desculpa, pois vê isso como fraqueza. Trump é hábil em encontrar bodes expiatórios: não quer que ninguém se machuque, mas também não pretende levar a culpa pela violência”, disse.

Para o estudioso, os envios de pacotes-bomba nos EUA “representam um ataque à diferença de pensamento, vista como ameaçadora para a visão de mundo de uma pessoa equivocada”. “A mídia corajosa e honesta, e líderes políticos patriotas e inspiradores, foram alvos igualmente”, acrescentou. Sonnefeld advertiu que a tentativa de violência levará muitos eleitores não comprometidos e independentes a votarem nos democratas.

 

Eu acho...

“Essa tentativa assustadora de assassinato político é cruel, covarde, antipatriota e um horror para ambos os partidos políticos. Sempre há pessoas instáveis, e a retórica no Twitter e em grandes comícios parece ter um efeito catalisador, incitando tais atos violentos.”

Jeffrey A. Sonnenfeld, professor de prática de gerenciamento da Universidade Yale

 

TUITADAS

“Uma enorme parte da raiva que vemos em nossa sociedade é causada pelos relatos propositadamente falsos e imprecisos da mídia tradicional, à qual me refiro como ‘fake news’.(...)

A mídia tradicional deve arrumar suas ações, rápido!”

Donald Trump,

presidente dos Estados Unidos

 

Frase

“Pare de culpar os outros. Olhe-se no espelho. Sua retórica inflamada, os insultos, as mentiras e o incentivo à violência física são vergonhosos. Arrume suas ações, tente agir como presidente. O povo americano merece algo muito melhor. A propósito, seus críticos não serão intimidados ao silêncio.”