Título: Envolvimento de defensor goiano
Autor: Mader, Helena
Fonte: Correio Braziliense, 12/07/2012, Brasil, p. 11
Os dois advogados com prisão decretada até agora por participação no esquema das adoções fraudulentas não são os únicos suspeitos de envolvimento com o caso. Odilon Neto, defensor em Carmo do Rio Verde (GO), também teria participado das negociações. No fim de junho, em conversa gravada com interessados na fraude, ele revelou que tinha contatos em Londres e que sabia da maior facilidade para aprovação do processo na comarca de Itapaci.
O advogado Odilon fez promessas sobre a viabilidade em conseguir cidadania estrangeira. "Em Portugal é muito tranquilo, desde que você seja filho de alguém da Europa. Não tem problema nenhum", disse. "Essas pessoas da Inglaterra, da Espanha ou de Portugal, eles vão te cobrar um valor para participar desse processo. É como a história do casamento nos Estados Unidos: você tem que comprar essa situação", comentou Odilon.
Durante a conversa, o advogado afirmou que há estrangeiros que adotam duas ou três pessoas e comentou o suposto envolvimento de um servidor do Judiciário. "Teve um processo, que não foi comigo, mas sei que fizeram o seguinte: protocolaram o pedido de adoção, pagaram um certo valor para o assistente do juiz e ele logo deu a sentença sem nem ouvir o MP. Não foi na minha cidade, mas tive notícia pelo pessoal da Fênix, em Londres", contou. "A pessoa que vai adotar não quer vir ao Brasil, ele simplesmente vendeu o nome, não quer vir ao país para participar de uma audiência", acrescentou.
Depois, em entrevista ao Correio, ele negou que atuasse em processos em que os pais e filhos adotivos não se conhecem ou que envolvem pagamentos. "Tenho quatro ou cinco processos desses, de adoção por estrangeiros. O que eu sei é que os brasileiros estão sendo adotados por pessoas conhecidas, muitos portugueses com vínculos com o Brasil", garantiu. "Faço tudo dentro da lei e sigo o processo normal de tramitação", garantiu o advogado, que negou saber de acertos entre integrantes do esquema e um assistente de juiz.