O Estado de São Paulo, n. 45727, 28/12/2018. Política, p. A6

 

Nunes será o 7° ministro deTemer na gestão Doria

28/12/2018

 

 

Chanceler aceita convite para presidir a Investe SP, agência paulista de promoção de investimentos, subordinada à Secretaria da Fazenda

O ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes (PSDB) vai presidir a Investe SP, agência paulista de promoção de investimentos, a convite do governador eleito João Doria, também do PSDB. Ele assumirá suas funções no governo paulista no dia 5 de fevereiro. Aloysio Nunes é o sétimo ministro do governo do presidente Michel Temer a fazer parte da gestão do tucano em São Paulo, que já mira nas eleições de 2022.

A Investe SP é um órgão que fica sob responsabilidade da Secretaria da Fazenda, Planejamento e Gestão, que será encabeçada por Henrique Meirelles, ex-ministro da Fazenda de Temer. Além dos dois, serão nomeados Rossieli Soares (Educação), Sérgio Sá Leitão (Cultura), Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos) e Vinícius Lummertz (Turismo). Gilberto Kassab, anunciado como chefe da Casa Civil de Doria, pediu licença do cargo ontem (mais informações nesta página).

Sétimo nome de Temer anunciado por Doria, Aloysio Nunes evitou ontem comentar as recentes rusgas entre o governador eleito e o presidente.

Na campanha eleitoral, Temer gravou vídeo no qual diz que Doria fez críticas diretas ou indiretas a seu governo, apesar dos elogios feitos anteriormente. “Você muitas vezes tenta dissociar a figura do presidente da República da figura dos partidos que o apoiam, mas eles estão no meu governo e estão apoiando precisamente você. Desacelera”, afirma Temer no vídeo.

“Não vou comentar isso. Doria procurou se cercar das pessoas que considera as mais adequadas para a função”, disse Aloysio ao Estado. Ele afirmou que se reunirá com Doria para definir as prioridades de sua atuação na Investe SP. “É uma agência muito importante, de excelência, e posso aproveitar uma conjuntura que parece que vai ser favorável para a economia brasileira e, por isso, para a economia paulista”, afirmou. “Vamos nos reunir com a secretaria para apresentar um programa de trabalho ao governador.”

Transição. Aloysio Nunes também não quis comentar polêmicas relacionadas ao Itamaraty na transição para o governo Jair Bolsonaro (PSL), como os “desconvites” aos presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, para a cerimônia de posse. O futuro chanceler, Ernesto Araújo, também afirmou que nenhum integrante do governo da Nicarágua estará no evento. Inicialmente, a diplomacia brasileira havia convidado todos os países com os quais o Brasil mantém relações diplomáticas.

Aloysio Nunes, por outro lado, elogiou a aproximação de Bolsonaro com Israel – o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, se reúne hoje com Bolsonaro e confirmou presença na posse. “Acho positiva (a aproximação). Temos uma excelente relação com Israel. Há muitos programas de cooperação, principalmente na área de ciência, tecnologia e defesa, e acho muito positivo”, disse.

O atual chanceler tem formação em Direito pela Universidade de São Paulo e cursou Economia Política na Universidade de Paris VII e Ciências Políticas na Universidade de Paris I. Tornou-se procurador do Estado de São Paulo em 1981. Iniciou sua carreira política como deputado estadual de São Paulo, e foi vice-governador, deputado federal e senador. Em 2014, candidatou-se a vice-presidente na chapa encabeçada por Aécio Neves (PSDB), derrotado por Dilma Rousseff (PT) no 2.º turno.

No governo Fernando Henrique Cardoso, chefiou a Casa Civil (1999) e foi ministro da Justiça (2001). No atual governo, assumiu as Relações Exteriores em 7 de março de 2017.

 

Investe SP

“É uma agência muito importante, de excelência, e posso aproveitar uma conjuntura que parece que vai ser favorável para a economia brasileira e, por isso, para a economia paulista.”

Aloysio Nunes Ferreira​, MINISTRO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E FUTURO SECRETÁRIO DE DORIA

 

OS HOMENS DE TEMER NO FUTURO GOVERNO TUCANO

Henrique Meirelles​, Candidato derrotado à Presidência, foi presidente do Banco Central de Lula e ministro da Fazenda de Temer. Vai chefiar a mesma pasta no governo paulista.

Rossieli Soares​, Formado em Direito, foi indicado ministro da Educação de Temer em abril, substituindo Mendonça Filho (DEM). No governo Doria, assumirá a mesma pasta.

Sérgio Sá Leitão​, Graduado em Jornalismo, assumiu o Ministério da Cultura em julho do ano passado; no governo de São Paulo vai ocupar a secretaria da mesma área.

Alexandre Baldy​, Atual ministro das Cidades, deputado federal foi anunciado por Doria como futuro secretário estadual de Transportes Metropolitanos.

Vinícius Lummertz​, Ex-presidente da Embratur (2015 a 2018), o atual ministro do Turismo foi anunciado por Doria como secretário estadual da mesma pasta.

Gilberto Kassab​, O titular do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações vai comandar a Casa Civil no governo João Doria. Ontem, pediu licença prévia da função.