Correio braziliense, n. 20225, 05/10/2018. Opinião, p. 11

 

A República sou eu

Circe Cunha 

05/10/2018

 

 

Análises políticas podem ser construídas e entendidas de formas distintas. Dependendo do grau de envolvimento com o assunto, é comum observar que boa parte das análises que surgem no noticiário são formadas com o material colhido após interlocuções feitas com lideranças de partidos e outros políticos de destaque no momento. Avaliações desse gênero, elaboradas a partir do material exposto por políticos diversos, não raro, são tecidos com os fios de hipóteses futuras e passam a depender do exato movimento previsto para cada uma das peças no enorme tabuleiro desse tipo de jogo. Nesse caso, os fatos insistem, quase sempre, em mostrar a direção aleatória da realidade, dando andamento totalmente oposto ao que se vaticinavam com esperteza.

Conjecturas políticas, num país como o nosso, tendem ao descrédito, se não forem elaboradas com o mesmo material usado nas mais inspiradas ficções. Atropeladas por nossa realidade diária, as análises políticas se aproximam mais e mais a uma bola de cristal e à cartomancia do que às ciências sociais. De fato, não há espaço possível para a lógica onde falta a razão e  cada um age com instinto próprio e individual.

Difícil é entender uma república onde cada um cuida de ser uma república particular. Mais difícil ainda é quando cada um passa a cuidar em desconstruir o outro, erguendo armadilhas e escombros . O encaminhamento final dessas eleições parece caracterizar bem esse estado de coisas. Ao colocar-nos todos de frente para o espelho, o que vemos ao fundo é um caminho que parece nos conduzir, mais uma vez, em rota de colisão com nosso futuro. Nenhuma síntese política anterior foi capaz , sequer, de mencionar o que nos aguardava pela frente, porque trabalhamos com a matéria do acaso.

Desde o impeachment da então presidente Dilma e, até muito antes, com o escândalo do mensalão em 2005 e das descobertas que vieram à tona tudo parecia demonstrar que andávamos sobre corda suspensa num abismo. Com o afastamento de Dilma e com todas as revelações escabrosas que se seguiram, o correto, num país sensato, seria purgar as instituições, não por meio de eleições, mas com o afastamento sumário de todos os envolvidos nos escândalos. Para isso, deveria haver a convocação de uma comissão de alto nível, composta por brasileiros probos, capacitados e de notório saber para sanar a República.

No entanto, o que se viu foi o mais do mesmo, com todos esperando e apostando que as novas eleições promoveriam uma espécie de perdão antecipado, criando um ambiente de anistia e de concórdia geral, absolvendo os maus para o bem de todos. Deu no que deu. Dará no que dará.

 

A frase que foi pronunciada

“A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios.”

Montesquieu

 

Anac

Em aeroportos por todo o mundo, com grandes distâncias a percorrer dentro do embarque, carros próprios circulam dando carona para os idosos ou passageiros jovens. No Aeroporto de Brasília, essa prática precisa ser reforçada.

 

Sensacional

Uma pena a imprensa ser arredia com notícias boas que vêm do Senado. A Secretaria de Gestão de Informação e Documentação, coordenada por Dinamar Cristina Pereira Rocha, criou uma dinâmica com funcionários da casa, terceirizados e estagiários, estimulando que conheçam melhor todos os serviços, coordenações e projetos do setor. É uma verdadeira revolução em método de integração do corpo de trabalho.

 

Realidade

Caso o leitor biométrico não leia a digital do eleitor, a orientação é que o cidadão assine a folha de votação.

 

Dica

Há vagas para curso de alfabetização de adultos na Igreja N.S. Perpétuo Socorro no Lago Sul, em frente ao Gilberto Salomão. Os horários: às segundas e às quartas-feiras, das 18h às 20h. É só ligar para 98407-3396

 

Morosidade

Inventores brasileiros reclamam da falta de agilidade do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Para se ter uma ideia, o Brasil leva em média 10 anos para patentear uma marca. Isso precisa mudar

 

História de Brasília

Está vivendo grandes dificuldades, com funcionamento precário, quase paralisado, o Centro de Recuperação Sarah Kubitschek. O aparelhamento excelente adquirido para o Centro, está fora de uso, desfrutando as vantagens da valorização, com a queda constante do cruzeiro. (Publicado em 31/10/1961)