Título: OAB-GO investigará advogado
Autor: Tranches , Renata
Fonte: Correio Braziliense, 06/07/2012, Brasil, p. 7

Ceres (GO) — A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), secção Goiás, instaurou ontem um processo ético disciplinar para avaliar a conduta, no exercício da profissão, do advogado Paulo Alves Ferreira da Silva, supostamente envolvido no esquema de adoções fraudulentas de brasileiros adultos na Europa. A investigação ainda não tem data para ser concluída. Procurado pelo Correio em seu escritório em Ceres, Silva não foi encontrado. Segundo suas assistentes, ele trabalhava em processos em outras comarcas do estado.

O primeiro passo do inquérito conduzido pela OAB foi oficializar um pedido de informações ao juiz Rinaldo Aparecido Barros. O magistrado é responsável pela comarca de Itapaci, de onde partiu a maioria das sentenças aprovadas de adoção, canceladas por ele após as denúncias do Correio. O próprio juiz deve apresentar um pedido de providências à OAB. Quase 80% dos processos identificados pela reportagem estão concentrados em duas comarcas: Carmo do Rio Verde e Itapaci. Mas há também ações em Uruana, Nerópolis, Paraúna, Senador Canedo, Anápolis e Ceres. Uma minoria foi ajuizada em Goiânia.

O tribunal ético-disciplinar da entidade goiana designará um relator responsável em verificar a conduta de Silva. Se necessário, a sessão regional em Ceres poderá colaborar com a apuração dos fatos, segundo explicou a Assessoria de Comunicação, em Goiânia. Caso seja comprovada alguma irregularidade, o advogado poderá sofrer sanções que variam desde uma advertência, suspensão ou até ter a cassação carteira.