Correio braziliense, n. 20243, 23/10/2018. Cidades, p. 18

 

Advogado lidera em 23 regiões

Helena Mader

23/10/2018

 

 

 Recorte capturado

ELEIÇÕES 2018 » De acordo com a pesquisa, das 26 cidades do DF, o governador Rodrigo Rollemberg está na frente em três. Na Estrutural, por exemplo, Ibaneis Rocha tem a preferência de 94,4% do eleitorado

 

Ibaneis Rocha, candidato do MDB ao governo, lidera em 23 das 26 regiões do Distrito Federal. Pesquisa encomenda pelo Correio Braziliense e realizada pelo Instituto Opinião Política mostra que, se a eleição fosse hoje, o governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), venceria a disputa no Plano Piloto, no Cruzeiro e no Lago Norte. O emedebista aparece em primeiro lugar nas outras localidades visitadas pelos entrevistadores.

A cidade em que Ibaneis Rocha apresenta maior vantagem é a Estrutural. Na região, 94,4% dos eleitores consultados declararam preferência pelo emedebista, enquanto 5,6% afirmaram que pretendem votar em Rollemberg. O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-DF também lidera com ampla margem em Brazlândia. Na cidade, conhecida pela força da produção rural, Ibaneis tem 85,0% das intenções de voto e Rollemberg foi citado por 5,0% dos entrevistados. Em Planaltina, o emedebista aparece em primeiro lugar com grande diferença com relação ao adversário — Ibaneis tem 83,5% das intenções de voto e o governador, 10,0%.

Ceilândia, o maior colégio eleitoral do Distrito Federal e a cidade mais visitada por todos os candidatos durante as campanhas do primeiro e do segundo turnos, também tem Ibaneis como líder. O emedebista conquista 72,0% dos votos no levantamento estimulado, e Rodrigo Rollemberg aparece com 18,3% das intenções de votos.

Outra cidade em que Ibaneis ganha a preferência da maioria da população é o Park Way. No bairro, 75,0% dos moradores aptos a irem às urnas declararam que vão votar no emedebista e 25,0% preferem o candidato à reeleição. A diferença também é ampla em Santa Maria, onde Ibaneis registra citações de 80,6% dos eleitores e Rollemberg conta com 12,3% dos votos.

Em duas cidades, a disputa ainda está bastante acirrada. Em Águas Claras, por exemplo, Ibaneis tem 56,9% das intenções de voto e Rodrigo Rollemberg conta com a preferência de 31,3% do eleitorado da cidade. No Lago Sul, o emedebista lidera com a citação de 55,2% dos entrevistados pelo Instituto Opinião Política e Rollemberg aparece com 39,2%.

O governador e candidato à reeleição venceria as eleições em três cidades. No Plano Piloto, que abrange as asas Sul e Norte, Rollemberg tem 50,5% das intenções de votos e Ibaneis aparece com 41,1%. No Cruzeiro, o socialista lidera a sondagem com folga: o governador tem 68,2% das intenções de votos e Ibaneis, 18,2%.

No Lago Norte, o bom desempenho do governador se repete, mas com uma margem um pouco menor. No bairro nobre, Rollemberg foi citado por 50,0% dos entrevistados e Ibaneis é o preferido de 43,8% dos moradores da região.