Título: Rands renuncia
Autor: Correia , Karla
Fonte: Correio Braziliense, 07/07/2012, Política, p. 6

Em mais um episódio da crise política instalada no PT pernambucano, o deputado federal Maurício Rands (PE) formalizou ontem a renúncia ao mandato na Câmara, dias depois de abandonar o partido. A atitude é uma reação à intervenção da Executiva da legenda na definição do candidato petista à prefeitura de Recife, o senador Humberto Costa.

"Entendo que chega ao fim um ciclo de minha vida partidária e política", diz Rands, em carta lida pelo deputado João Caldas (PSDB-AL) no plenário da Câmara. "Reitero a todos que saio da vida pública e da política partidária para exercer ainda mais plenamente a cidadania", afirmou o parlamentar pernambucano. A renúncia só será efetivada com a publicação da carta no Diário Oficial da Câmara, o que deve ocorrer na segunda-feira. A vaga será ocupada pelo suplente, Zacarias Vilharba (PRB-PE).

Na última quinta-feira, Rands já tinha apresentado sua desfiliação do PT, criticando a decisão da sigla de retirar a candidatura do atual prefeito de Recife, João da Costa, que tentaria a reeleição. O PT anulou as prévias da legenda na cidade para emplacar como candidato Humberto Costa.

Rands ainda abriu mão do cargo de secretário de Governo de Pernambuco, que ocupava desde fevereiro do ano passado, e sinalizou que apoiará o candidato do PSB à prefeitura de Recife, Geraldo Júlio, indicado para a disputa sob as bênçãos do governador do estado, Eduardo Campos, que também preside do PSB nacional.