Título: Ajuda a banco espanhol demora
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 07/07/2012, Economia, p. 13

Bruxelas %u2014 Os bancos da Espanha não deverão receber dinheiro diretamente dos fundos de resgate europeus antes do primeiro semestre de 2013, quando entrará em funcionamento o mecanismo único de supervisão bancária da Zona do Euro, disse ontem um funcionário de alto escalão do bloco. Isso significa que, neste ano, o socorro só poderá ser canalizado por meio do governo espanhol, que, com isso, terá que contabilizar a ajuda como dívida pública, algo que o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, queria evitar a todo custo, já que a operação vai piorar os já fragilizados indicadores financeiros do país.

A informação adicionou um elemento a mais de inquietação nos mercado e contribuiu para elevar o custo de rolagem dos títulos espanhóis. Na praça de Londres, os rendimentos dos bônus de10 anos superaram os 7% ao ano, nível considerado proibitivo pela maioria dos analistas. Os papéis italianos também mostraram deterioração, com as taxas chegando perto de 6%. O custo dos empréstimos aos dois países já vinha subindo por causa do ceticismo dos investidores em relação aos efeitos do afrouxamento monetário realizado na quinta-feira pelos bancos centrais da Europa, Inglaterra e China.

A Espanha poderá ter acesso a até 100 bilhões de euros para recapitalizar seus sistema financeiro, mas os termos dessa ajuda e as condições que serão impostas aos bancos ainda não estão definidas. O tema está na pauta dos ministros de Finanças da Zona do Euro, que se reúnem na segunda-feira.