O globo, n. 31170, 09/12/2018. País, p. 6

 

Bolsonaro: briga no PSL é ‘disputa por espaço’

Miguel Caballero

09/12/2018

 

 

Presidente eleito admite preocupação com clima na bancada e diz que vai se reunir com parlamentares do partido para tentar ‘acalmá-los’, após bate-boca entre Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro, pelo WhatsApp

Em sua primeira manifestação sobre a briga entre deputados eleitos pelo seu partido, o PSL, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, afirmou que atuará na próxima semana para tentar acalmar a bancada, e lamentou os episódios da última semana. Na quinta-feira, o GLOBO revelou troca de mensagens no grupo de WhatsApp dos deputados eleitos pelo PSL, num bate-boca protagonizado pelos dois mais votados, Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann. Na próxima semana, Bolsonaro se reunirá com a bancada do partido e disse que tentará “acalmá-los”. O presidente eleito atribuiu as desavenças à “briga por espaço” e admitiu temer que o desentendimento interno prejudique a formação de uma base parlamentar mais ampla para seu governo.

— O PSL é um partido bastante novo. Dos 52 deputados, quase todos são novos. Estão brigando por espaço. Lamento isso daí, e vamos tentar acalmá-los. Se nós começarmos desunidos, fica difícil a gente conseguir maioria no Parlamento para aprovar o que interessa ao Brasil —disse, após acompanhar a formatura de novos oficiais da Marinha na Escola Naval, no Rio. O vice-presidente eleito general Hamilton Mourão disse à agência de notícias Reuters que Bolsonaro “fará o papel de líder” nessa situação, e minimizou o clima quente no partido.

— São pequenos problemas. São fáceis de resolver com liderança hábil. O Jair Bolsonaro fará —disse. Uma das reclamações de Joice Hasselmann é que os deputados eleitos têm sido pouco ouvidos pelo grupo mais próximo ao presidente.

O presidente eleito também falou sobre seu estado de saúde, um dia depois de ter cancelado uma ida ao interior de São Paulo por recomendação médica. Bolsonaro disse que na sexta-feira teve um mal-estar por causa da série de medicamentos que tem tomado, mas que está bem fisicamente.

Nova cirurgia

Na próxima quinta-feira, ele fará nova visita de avaliação no Hospital Albert Einstein. Bolsonaro ainda precisa fazer a cirurgia de retirada da colostomia, o que, conforme acordado na sua última ida ao hospital, acontecerá no ano que vem. O presidente eleito confirmou presença no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, entre 22 e 25 de janeiro, o que o forçaria a adiar a cirurgia pelo menos para o mês seguinte.