Correio braziliense, n. 20261, 10/11/2018. Brasil, p. 6

 

Amazônia Azul é tema de debate

Ingrid Soares

10/11/2018

 

 

A Marinha brasileira protege uma área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados, chamada de Amazônia Azul. Para usufruir desses recursos naturais e do potencial dos mares e rios do país, é necessário conhecê-los, explica o professor do Instituto de Oceanografia da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), José Henrique Muelbert. Com isso, a pesquisa científica é um importante instrumento para abordar o funcionamento da área e os efeitos que as mudanças climáticas terão sobre esse sistema.
“Além disso, deve-se promover o desenvolvimento tecnológico e o planejamento estratégico e de cooperação. Investimento contínuo e sustentável é pré-requisito para que esses passos sejam dados e permitam  melhor aproveitamento dos potenciais da Amazônia Azul. Precisamos preservar e proteger esse patrimônio”, diz.
Muelbert ressalta que, além da importância dos oceanos para a manutenção do clima e da sobrevivência no planeta, os oceanos oferecem uma série de serviços para a humanidade. “Talvez, nós ainda não saibamos a real importância da Amazônia Azul. Neste ano, foi estimado, pela primeira vez, o PIB do mar brasileiro. A Amazônia Azul gera economia de R$ 1,1 trilhão, o que representa 19% do PIB brasileiro. Emprega cerca de 19 milhões de pessoas, e representa quase R$ 500 bilhões em salários. Isso ocorre devido à diversificação de setores, como o petróleo, transporte, pesca, cabos submarinos, lazer e turismo”, aponta.

Simpósio
Com o objetivo de direcionar a atenção da sociedade brasileira sobre a importância política, estratégica e econômica do território marítimo, a Marinha do Brasil, em parceria com o Correio, realiza o Simpósio Amazônia Azul — Patrimônio Brasileiro a Preservar e Proteger. O evento ocorrerá nesta segunda-feira (12), das 8h às 12h, no Colégio Mackenzie, na QI 5 do Lago Sul. Entre os temas a serem debatidos estão a economia azul, os esforços de pesquisas científicas sobre o potencial e o contexto oceanopolítico do Atlântico Sul.

O seminário será dividido em três painéis. O primeiro tema é sobre a Economia Azul, que será apresentado pelo professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Rodrigo More; o segundo, sobre pesquisas científicas, contará com José Henrique Muelbert, da Furg; e o terceiro tratará do contexto oceanopolítico, e terá como palestrante o almirante Alvaro Monteiro. O moderador será o embaixador Alessandro Warley Candeas.