O globo, n. 31164, 03/12/2018. País, p. 5

 

A continência e a volta olímpica do presidente

João Sorima Neto

03/12/2018

 

 

Bolsonaro vai ao jogo e entrega a taça para o Palmeiras, campeão brasileiro pela décima vez; torcedor do clube, ele foi convidado pelos dirigentes ao estádio e autorizado pela CBF a participar da cerimônia de premiação pela conquista

Vestindo a camisa 10 do Palmeiras, ao lado de jogadores e dirigentes do clube, o presidente eleito, Jair Bolsonaro, entregou ontem a taça de campeão brasileiro ao capitão Bruno Henrique, após jogo no Allianz Parque, Zona Oeste de São Paulo. Depois de bater continência para o jogador Felipe Melo, Bolsonaro participou da foto oficial, cumprimentou a equipe e deu uma volta olímpica no estádio, aos gritos de “mito” da torcida.

— Estou muito feliz, e a festa não é só do torcedor do Palmeiras, mas de todo torcedor brasileiro — disse Bolsonaro, já no campo.

O presidente eleito foi convidado pela diretoria do alviverde para acompanhar a partida entre Palmeiras e Vitória do Bahia, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. A CBF informou que o convite para que Bolsonaro participar da cerimônia de premiação veio da própria entidade.

O time paulista, que ontem ganhou de 3 a 2 , já tinha conquistado o título desde a rodada passada, ao vencer o Vasco. Bolsonaro se declara palmeirense, embora já tenha tirado fotos com camisas de outros clubes. O presidente eleito contou que seu nome foi escolhido por seu pai para homenagear o meia-esquerda do Palmeiras, Jair da Rosa Pinto, que jogou no clube a partir de 1949.

No camarote

Bolsonaro chegou a São Paulo no início da tarde e foi direto para o estádio. Ele assistiu ao jogo em um camarote na companhia do presidente do Palmeiras, Mauricio Galiotte. Também foi recebido pela presidente da Crefisa, Leila Pereira, empresa patrocinadora do time. No Instagram, Leila postou uma foto ao lado de Bolsonaro, que apareceu com uma faixa do decacampeonato do time.

“Veja só quem está por aqui. Bolsonaro é o primeiro presidente a acompanhar o jogo do Verdão no Allianz Parque. Foi uma honra colocar essa faixa de campeão em nosso presidente Jair Bolsonaro”, escreveu a presidente da Crefisa.

Logo depois de chegar ao estádio, Bolsonaro acenou para a torcida. O estádio teve esquema de segurança reforçado, com a presença de viaturas do Choque e ruas interditadas.

Se dentro do estádio o clima era favorável ao presidente eleito, nos arredores alguns cartazes pregados em postes criticavam a presença dele no jogo, justamente com imagens suas usando camisas de outros times, e a frase “Bolsonaro oportunista”. Outro cartaz, em que ele aparecia com diversas camisas de clubes, estampava a frase “Bolsonaro é o malandro. Todo ano é campeão”.

O senador eleito por São Paulo Major Olímpio também foi ao estádio.

— É a grande festa do Palmeiras. Vim acompanhando meu filho e o presidente Jair Bolsonaro. Eu sou corintiano, mas estou aqui acompanhando meu presidente — afirmou Olímpio ao GLOBO.