Correio braziliense, n. 20253, 02/11/2018. Cidades, p. 18

 

GDF seguirá com salários pagos em dia

Ana Viriato e Mariana Machado

02/11/2018

 

 

TRANSIÇÃO 2018 » Além de honrar os pagamentos de servidores públicos e fornecedores até o fim do ano, o Executivo local terá saldo de R$ 1,5 bilhão para ser usado em caso de situações emergenciais. Equipe de transição contará com 18 núcleos de atuação

A dois meses do fim da atual gestão, o Palácio do Buriti detalhou, ontem, prazos e procedimentos para o encerramento do exercício financeiro de 2018 e assegurou que serão honradas todas as despesas obrigatórias, como folhas de pagamento de servidores, 13º salário, férias e fornecedores. Conforme decreto publicado no Diário Oficial do Distrito Federal, desde a última quarta-feira, está vedada a assinatura de novos contratos, exceto em situações excepcionais. Para esses casos, o governo de Rodrigo Rollemberg (PSB) detém uma reserva de R$ 1,5 bilhão em saldo bloqueado.

O decreto estabeleceu 31 de outubro como data-limite para que as pastas fizessem ajustes orçamentários, financeiros, patrimoniais e contábeis. Pela manhã, o Secretário de Fazenda, Wilson de Paula, explicou que a ideia é evitar gastos com trabalhos que podem não ser levados adiante pela nova gestão. “Não faria sentido iniciar projetos sem falar com a equipe de transição. É uma ordem expressa do governador trabalhar em sintonia com Ibaneis Rocha”, afirmou. E completou: “Tudo o que foi empenhado vem sendo rigorosamente pago e não vai ser diferente em novembro e dezembro”.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Renato Brown, acrescentou que se trata de uma precaução para manter os serviços públicos em funcionamento. “Caso as unidades, principalmente essenciais, como saúde, educação e segurança, necessitem de suplementação orçamentária, nós pretendemos atender com o recurso bloqueado”, explicou.

Segundo o chefe da Casa Civil, Sérgio Sampaio, os órgãos que tiverem necessidade de contrair novas despesas, deverão apresentar a proposta ao alto escalão para avaliação. “Estamos preparando o encerramento do exercício para passar as contas ao novo governo”, pontuou.

As contas finais, seja com deficit ou não, contudo, devem ser reveladas apenas em dezembro. “Ainda tem o ingresso de muita arrecadação e, só com o quadro final, fechamos as contas do ano. A expectativa é de que a gente consiga um equilíbrio ou estar muito próximos de um equilíbrio pleno e absoluto para passar as contas”, adiantou Sampaio.

 

Grupos temáticos

À tarde, houve a primeira reunião entre lideranças das equipes do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) e do GDF. Após o encontro, o futuro vice-governador do DF, Paco Britto (Avante), informou que a Comissão de Transição do emedebista terá 18 núcleos de atuação, como saúde, educação, segurança e meio ambiente. Cada grupo temático contará com cinco colaboradores: três técnicos e dois indicados politicamente. “Os coordenadores de cada uma levarão as propostas para Ibaneis. Queremos finalizar o trabalho em 20 de dezembro e, na data da posse, saber todos os problemas do DF”, ressaltou.

As reuniões diárias dos núcleos ocorrerão no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Por questão de segurança de dados, as equipes ainda terão à disposição a Escola de Governo, no Setor de Garagens Oficiais Norte. “Neste espaço, haverá salas com acesso irrestrito aos sistemas do GDF”, explicou Sérgio Sampaio. A população também poderá participar do processo, enviando sugestões por meio de um site que será levado ao ar na próxima semana.

A Ibaneis, o Executivo local disponibilizou 13 cargos de livre provimento a fim de remunerar as pessoas do grupo do emedebista que trabalhem na transição. Trata-se da mesma estrutura oferecida a Rodrigo Rollemberg à época em que o governador se preparava para assumir o mandato.