O globo, n. 31223, 31/01/2019. País, p. 5

 

Bolsonaro tem alta da UTI e vai trabalhar no hospital

Dimitrius Dantas

André Guilherme Vieira

31/01/2019

 

 

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta ontem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Albert Einstein, em São Paulo, e deve começara despachara partir de hoje com ministros e assessores por vídeo ou por sistema de áudio. Segundo o porta-voz do governo, Bolsonaro não deverá despachar diretamente com ministros nos próximos dias.

Bolsonaro estava na UTI desde segunda-feira, quando passou por cirurgia para retirar abolsa de colostomia que carregava por causa da facada que recebeu durante um ato de campanha, em 6 de setembro do ano passado, em Juiz de Fora (MG).

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, disse que Bolsonaro ainda não tem autorização médica para despachar presencialmente com sua equipe. Barros disse ainda que o presidentes e exercitou durante amanhã, caminhando cerca de cem metros pelos corredores do hospital, e outros 40 metros à tarde. Em seguida fez “um pouco” de bicicleta ergométrica.

O porta-voz disse também que, por enquanto, Bolsonaro deve evitar conversar para que não haja aumento da produção de gases, que geram dore dificultam a cicatrização, segundo explicaram os médicos. Bolsonaro reclamou de dores, oque é considerado normal, segundo o porta-voz, e recebe medicamentos para atenuar o desconforto.

De acordo com boletim médico divulgado às 17h40m, Bolsonaro “segue apresentando boa evolução clínicocirúrgica, sem sangramentos ou disfunções orgânicas. Permanece sem febre ou outros sinais de infecção”.

Anota, assinada pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, o cardiologista Leandro Echenique, e o diretor superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo, diz ainda que o presidente “continua em jejum oral, recebendo por via endovenosa todos os nutrientes necessários para sua recuperação. Realizou os exercícios de fisioterapia respiratória e motora, e caminhou no corredor com boa tolerabilidade”.