Título: Do escritório para as ruas
Autor: Jeronimo , Josie
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2012, Política, p. 2

Assim como os advogados que cuidam de causas eleitorais se multiplicam na lista de nomeações da Câmara dos Deputados, militantes escalados para atuar nas eleições ganham espaço na cota destinada à contratação de servidores que deveriam realizar trabalho legislativo. Em 28 de junho, o deputado licenciado Romero Rodrigues (PSDB-PB) escalou o vice-presidente do PTdoB de Campina Grande (PB) para o seu gabinete. Waltair Barbosa Pacheco de Brito atua na linha de frente no partido que compõe a coligação de Romero, cabeça de chapa na disputa da prefeitura de Campina Grande. O Correio entrou em contato com o gabinete do parlamentar, mas não obteve resposta sobre o critério de nomeação do dirigente do PTdoB até a publicação desta edição.

No início de junho, o líder da Juventude PDT no Espírito Santo e ex-tesoureiro regional da sigla João Pedro Caetano de Carvalho ganhou uma vaga no gabinete da deputada Sueli Vidigal (PDT-ES). A parlamentar não é candidata, mas colabora na campanha de reeleição do marido, Sérgio Vidigal (PDT), à prefeitura de Serra (ES). A assessoria de Sueli afirma que o trabalho de João Pedro não tem cunho eleitoral. "No caso do secretário parlamentar João Pedro Caetano Carvalho, esse foi nomeado para representar a deputada especificamente na Região do Caparaó, que fica a 300 quilômetros da cidade da Serra. O referido servidor atua diretamente nas comunidades, representando a deputada com o intuito de verificar as demandas emergenciais dos municípios e repassá-las para a parlamentar. Por outro lado, não há óbice legal algum o fato do sr. João Pedro Caetano Carvalho ser líder da Juventude do Partido Democrático Trabalhista ou já ter sido tesoureiro do partido, pois, ele atualmente atende os objetivos da atividade de secretário parlamentar", informou o gabinete de Sueli.

O deputado Rubens Otoni (PT-GO) também não é candidato, mas apoia o nome do petista Paulo Garcia à prefeitura de Goiânia. Em 2 de julho, seu gabinete ganhou o reforço do militante Wilney Martins para compor a equipe de secretários parlamentares. Em resposta ao Correio, a assessoria do deputado informa que Wilney não é mais secretário de Juventude do PT, pois a titularidade do posto foi alterada em março deste ano.