Título: PT vai apostar em agendas simultâneas
Autor: Souto , Isabella
Fonte: Correio Braziliense, 23/07/2012, Política, p. 4

Belo Horizonte — A partir desta semana, a campanha do PT e do PMDB à prefeitura de Belo Horizonte vai intensificar os eventos de rua com a participação dos candidatos a prefeito Patrus Ananias (PT), na periferia, e a vice Aloísio Vasconcelos (PMDB), na Zona Sul. A estratégia inclui ainda a adoção de agendas simultâneas entre eles e panfletagens com os militantes. A estratégia foi traçada depois que pesquisas internas da coordenação apontaram que esse tipo de ação tem um impacto maior sobre o eleitor da capital.

Durante os eventos, a ideia é apresentar as propostas para cidade e lembrar ações adotadas durante a gestão de Patrus (1993 a 1996), Célio de Castro (1997 a 2001) e Fernando Pimentel (2001 a 2008). "Vamos discutir com a população os problemas da cidades e chamar a todos para ajudar na solução desses problemas. E queremos votos de todas as classes sociais, vamos dialogar com todos, mas com um olhar mais atento para os mais pobres e aqueles que precisam da ação do poder público", afirmou Patrus, que ontem percorreu por quase uma hora a Avenida Independência.

É na periferia que está a maior parte dos investimentos do governo federal em programas como o Bolsa Família — comandado por Patrus durante o governo Lula, quando foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome —, o Minha Casa Minha Vida, e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) . Essas realizações serão ressaltadas na campanha, assim como o 13, número do PT, que será vinculado à imagem do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff.

Expectativa pelo vice Na busca do eleitor classe A, o PT conta ainda com o candidato a vice Aloisio Vasconcelos. Deputado federal entre 1986 e 1995, o peemedebista tem como base eleitoral os bairros da Região centro-sul da capital — zona em que o partido tem menos simpatizantes. "Vou buscar meus amigos, as pessoas com quem tenho convivência social há mais de 40 anos", disse ele, lembrando que o uso das redes sociais será outra arma na disputa pelos votos.

Ontem, foi o quinto ato público da campanha petista, que já esteve em Venda Nova, Alto Vera Cruz, Paulo VI e Gutierrez. A próxima agenda de rua deverá ser marcada no Barreiro, região onde Patrus tem 31% das intenções de voto, segundo pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto EMData entre 8 e 10 de julho, com 600 eleitores da capital. O seu principal adversário, o prefeito Marcio Lacerda, é o escolhido de 33% dos entrevistados.