Correio braziliense, n. 20312, 31/12/2018. Cidades, p. 13

 

Tudo pronto para a posse de Ibaneis

Ana Viriato

31/12/2018

 

 

POLÍTICA » O governador diplomado do Distrito Federal assumirá o cargo amanhã, em solenidade marcada para começar às 11h, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Antes, haverá missa no Santuário Dom Bosco. Ele também empossará os 27 secretários de Estado

Primeiro brasiliense eleito para o comando do Distrito Federal, o advogado Ibaneis Rocha (MDB) submete-se, amanhã, aos tradicionais ritos cerimoniais de posse. O emedebista receberá a faixa de governador das mãos de Rodrigo Rollemberg (PSB) em solenidade de transmissão de cargo prevista para as 11h, no Salão Branco do Palácio do Buriti. Logo depois, segue para a Praça do Buriti, onde empossará os 27 secretários de Estado escolhidos ao longo da transição e discursará para mil convidados, entre autoridades e familiares, em estrutura montada especialmente para o evento.

Na data em que assumirá o comando da capital, Ibaneis vestirá um terno escuro da tradicional grife alemã Hugo Boss e uma gravata azul. Os deslocamentos entre eventos serão realizados em seu carro pessoal. No primeiro compromisso do dia, o governador diplomado participa da missa em Ação de Graças do Santuário Dom Bosco, na Asa Sul, às 8h — a celebração é aberta ao público.

O escoltamento de Ibaneis, iniciado a partir da residência do emedebista, no Lago Sul, será realizado pelo Regimento de Polícia Montada e por motociclistas do Batalhão de Trânsito. Os militares acompanharão, ainda, as demais locomoções da comitiva do futuro chefe do Palácio do Buriti.

Do santuário, o emedebista segue para a Câmara Legislativa. Às 9h30, prestigiará a cerimônia de posse dos 24 futuros deputados distritais no plenário da Casa. Ao fim do ato, o advogado será encaminhado a uma sala reservada, onde deve aguardar pela solenidade na qual será empossado e, portanto, legitimado para ocupar a cadeira de governador da capital.

Por volta das 10h30, uma comissão de parlamentares o busca para a cerimônia, a ser conduzida pelo distrital Robério Negreiros (PSD), único integrante da Mesa Diretora reeleito, e realizada no auditório da Câmara Legislativa. Chegando no espaço, com capacidade para cerca de 500 pessoas, Ibaneis receberá honras militares e, junto ao vice-governador diplomado, Paco Britto (Avante), comporá a mesa.

Para iniciar a solenidade, são executados o Hino de Brasília e o Nacional. Negreiros realizará um pronunciamento inicial e lerá o termo de posse que, na sequência, será assinado pelo futuro governador. Após esse momento, Ibaneis realizará o primeiro discurso como chefe do Buriti. A cerimônia, então, chega ao fim, com a convocação para a eleição da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, prevista para as 15h.

Em um comboio, o governador diplomado se dirige ao Palácio do Buriti e sobe pela rampa da Loba Romana até a porta, onde será cumprimentado pelo atual chefe do Executivo local, Rodrigo Rollemberg. No último ato como comandante do GDF, o socialista entregará a faixa ao sucessor.

No ato mais aguardado do dia, Ibaneis subirá ao palco, numa estrutura montada na praça do Buriti, para discursar e dar posse aos secretários de Estado. Para a solenidade, foram distribuídos 2 mil convites. O espaço conta com três divisões para acomodação: autoridades, família e demais convidados. Do evento, o emedebista segue para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL).

 

Segurança

A Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social montou um esquema de policiamento reforçado para a posse, com 2 mil policiais em ação. O Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob) funcionará com 30 agências integradas, que incluem até mesmo órgãos federais. A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil e o Esquadrão de Bombas da Polícia Militar do Distrito Federal farão varredura nos locais das três solenidades — Santuário Dom Bosco, Câmara Legislativa e Palácio do Buriti — para prevenir eventuais riscos. Nas localidades, ainda haverá policiamento fixo.

O Corpo de Bombeiros também atuará na região das cerimônias com viaturas de atendimento emergencial e de salvamento. Serão 66 bombeiros e seis viaturas na operação. Devido à posse presidencial, que ocorrerá no mesmo dia, as delegacias da Criança e do Adolescente, da Mulher e a 1ª e a 5ª Delegacias de Polícia terão o efetivo reforçado para atender a população.

 

Trânsito

Em razão das cerimônias de posse e de transmissão do cargo, haverá alterações no esquema de trânsito. A faixa da direita do Setor de Indústrias Gráficas (SIG), entre a Câmara Legislativa e o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), será exclusiva para os participantes da cerimônia do Legislativo local, a partir das 8h. O estacionamento externo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estará reservado para convidados.

Está prevista também intervenção na via S1, em frente à Casa, após o término da solenidade, para o deslocamento do futuro governador e do vice-governador diplomado, Paco Britto. Entre a Câmara Legislativa e a sede do Executivo local, será montado um ponto de travessia de pedestres, sob a coordenação dos agentes do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran).

Para o último ato, em frente à Praça, o trânsito na via N1 ficará bloqueado a partir das 10h. No mesmo horário, haverá desvios para a lateral do Tribunal de Contas do DF (TCDF), subindo pela pista localizada atrás do Palácio do Buriti, que terá o sentido único invertido.