Correio braziliense, n. 20295, 14/12/2018. Política, p. 6

 

Cai mais um ministro

 

 

 

 

 

 

Renato Souza

14/12/2018

 

 

A quinta fase da Operação Registro Espúrio, que investiga fraudes na concessão de registro sindical no Ministério do Trabalho, resultou na troca do comando provisório da pasta. O presidente Michel Temer nomeou, ontem, o novo ministro interino, Carlos Pimentel de Matos Júnior. Ele vai ocupar o cargo por conta da suspensão de Ricardo Santos Silva Leite, que está entre os investigados pela Polícia Federal.

A nomeação de Carlos Pimentel foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Ele fica no cargo até o dia 18 deste mês, quando o titular, Caio Vieira de Mello, que está em viagem ao exterior, retorna ao país. A nova fase da operação Registro Espúrio tem como objetivo aprofundar as investigações a respeito de organização criminosa que atua em fraudes e desvios relacionados a registros sindicais perante a pasta.

De acordo com as diligências, os desvios ocorriam por meio de pedidos ilegais de restituição de contribuição sindical e atingiram R$ 12,9 milhões da Conta Especial Emprego e Salário (CEES). Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, Goiânia, Anápolis e Londrina. A sede do órgão, na Esplanada, também foi alvo de buscas. Entre os suspeitos estão servidores públicos, advogados, entidades sindicais e assessores parlamentares.

Em nota, o Ministério do Trabalho informou que colabora com as autoridades.