Título: Cargo atrapalha Patrus Ananias
Autor: Juliana , Cipriani
Fonte: Correio Braziliense, 21/07/2012, Política, p. 7

Belo Horizonte — O PSD de Belo Horizonte vai insistir na impugnação do candidato do PT à Prefeitura, Patrus Ananias, e agora quer que a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) prove que o petista deixou a presidência do Conselho Superior de Responsabilidade Social (Consocial) no dia 2 de junho, conforme nota divulgada na quinta-feira pela entidade.

O secretário-geral do PSD na capital e secretário de estado de Gestão Metropolitana, Alexandre Silveira, recorreu ontem ao Ministério Público Eleitoral e ao juiz eleitoral mostrando que Patrus estava presente em reunião do grupo em 5 de julho. Patrus admite ter participado, mas somente para se despedir, e argumenta só haveria se ele tivesse ocupado cargo em Minas Gerais. O petista também recorreu à Justiça Eleitoral acusando Silveira de "fazer campanha no horário de trabalho" e impugnando Marcio Lacerda.

A notícia de inelegibilidade de Patrus havia sido apresentada na quinta-feira no foro eleitoral como aditivo ao pedido do PSD para sair da chapa de Patrus. O partido alega que o candidato não teria deixado a presidência do conselho da Fiesp antes dos quatro meses anteriores à eleição, marcada para 7 de outubro. A assessoria do Fiesp informou por nota que ele atuou no cargo entre 27 de outubro de 2011 e 2 de junho de 2012, mas não convenceu Alexandre Silveira.

O secretário pediu à promotora Andréa de Figueiredo Soares e ao juiz eleitoral da 27ª Zona Eleitoral que confrontem a informação da Fiesp com dados reunidos pelo PSD. Um dos impressos anexados na representação de Silveira mostra na agenda de um ex-deputado federal do PT — disponibilizada na internet — uma reunião em 5 de julho, na qual o ex-ministro estaria presidindo uma reunião do Consocial. Também colocam imagem do blog de Patrus Ananias capturada na quinta-feira em que o petista, na sua biografia, informava ser presidente do conselho da Fiesp. "A foto ministro permanecia até ontem no site da entidade, chamando-o de presidente do Consocial", afirma Silveira.

Silveira mandou 18 questionamentos sobre o assunto. Entre eles, pediu as atas das últimas três reuniões do Consocial com as datas e o nome de quem as assinou e também a ata em que teria sido publicada a saída de Patrus do cargo. "Se realmente se afastou no prazo correto, por que não apresentou o documento que prova seu afastamento no registro de sua candidatura como manda a legislação?", questionou. O secretário diz ainda que o Instituto Roberto Simonsen, entidade vinculada à Fiesp que remunera Patrus, só recebeu comunicado do afastamento datado de julho. O secretário mineiro também questiona o fato de Patrus ter se tornado candidato depois de 30 de junho, quando em convenção o PT decidiu romper com o PSB e lançar um nome do partido para concorrer contra Lacerda.

A Fiesp não forneceu à reportagem o documento mostrando o desligamento de Patrus. O candidato também não.

Preso por compra de votos em Alagoas A Polícia Federal (PF) prendeu ontem à tarde o candidato do PSDB a vereador do município de Palmeira dos Índios (AL) Luiz Costa de Araújo Ferro, conhecido por Luiz Ferro. Segundo nota da PF em Alagoas, ele exigia dos eleitores que fossem à sua casa com os títulos eleitorais para se comprometer a votar nele em troca de casas do programa Minha casa minha vida. Também segundo a PF, ele foi coordenador do programa na cidade. Policiais encontraram cadastros com nomes de eleitores na casa dele, ao cumprir um mandado de busca e apreensão. Se for condenado por compra de votos, Ferro poderá ter sentença de até quatro anos de reclusão. Enquanto isso não ocorrer, a prisão em flagrante poderá ser suspensa por fiança, a ser arbitrada por delegado da PF.