Título: Acusações entre PT e PSDB
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 21/07/2012, Política, p. 8

Troca de acusações que envolveu os termos “nazistas” e “fascistas” marcou o embate entre as campanhas do PSDB e do PT à prefeitura de São Paulo. Ontem, em evento com candidatos a vereador por sua coligação, o tucano José Serra acusou os petistas de comportamento violento e criticou a utilização de blogs para atacá-lo. “A S.A. nazista hoje tem outra configuração no Brasil, que é na internet. A tropa da internet”, afirmou. “Há outra coisa que é a questão da violência e da baixaria. Eles têm tradição nisso. Fizeram espionagem. Em 2006, o dossiê dos aloprados e, em 2010, a violação de sigilos, além de pancadaria.”

O candidato tucano não deu detalhes sobre o plano de governo para prefeitura, alegando que os concorrentes poderiam copiá-lo: “São adversários sem ideias, então eles vêm e passam a mão”. Candidato à Presidência da República em 2010, ele acusou a então rival Dilma Rousseff, do PT, de ter se apropriado de uma ideia sua — o projeto a “mãe brasileira”, que teria se tornado a “mãe cegonha”.

Já o coordenador de campanha do candidato Fernando Haddad (PT), o vereador Antonio Donato (PT), publicou um vídeo no Youtube em que afirma que o PSDB forma militantes “fascistas”. “É lamentável que um partido que se reivindica como defensor da democracia forme seus militantes com valores fascistas”, disse. O coordenador também usou o termo “baixaria” para definir a característica da campanha de Serra. “A gente vai comprovar mais uma vez, que onde tem Serra, tem baixaria”.

Os discursos acontecem ainda no contexto de uma manifestação, ocorrida na última quarta-feira, onde quatro estudantes abordaram Haddad e reclamaram contra a paralisação das universidades. Os manifestantes eram membros da Juventude do PSDB. Na última quarta-feira, Haddad classificou a situação como um “embaraço artificial”. O petista fez ontem uma palestra para empresários onde criticou a “indústria da multa” que reprime os empreendedores.