Título: Aliança com o capital privado
Autor: Campos , Ana Maria
Fonte: Correio Braziliense, 21/07/2012, Cidades, p. 31

Na China, governador e delegação conhecem o Parque Industrial de Suzhou, exemplo de parceria bem-sucedida entre governo e empresas em prol do desenvolvimento. Objetivo de Agnelo é adotar modelo semelhante para construir a Cidade Digital » ANA MARIA CAMPOS Enviada especial

Xangai — Na China, o governador Agnelo Queiroz (PT) cumpre a última etapa da agenda na Ásia até a próxima segunda-feira. Ele desembarcou ontem em Xangai no começo da manhã e, cinco horas depois, estava num trem de alta velocidade, a 300 quilômetros, em direção ao Parque Industrial de Suzhou. Percorreu 80 quilômetros em apenas 20 minutos. Ele viajou acompanhado da comitiva que inclui empresários, integrantes do Executivo e dois representantes do Legislativo, o presidente da Casa, Patrício (PT), e Cristiano Araújo (PTB).

Em Suzhou, o chefe do Executivo teve a oportunidade de conhecer a experiência de parceria entre os governos da China e de Cingapura, com capital privado, que resultou na construção de uma cidade organizada e planejada. Há 18 anos, Shuzhou era o centro de uma zona rural pouco habitada. Hoje, abriga empresas do mundo inteiro, sendo 48% de tecnologia e 11% da área de saúde. O modelo do polo de desenvolvimento foi aprovado por Agnelo, que teve reuniões com empresas envolvidas no sucesso do empreendimento, como Singbridge e Jurong International. Ainda não há nada concreto, mas o governador abriu o canal de negociações com as duas empresas para possíveis parcerias.

Para a realização do Parque Tecnológico da Capital Digital, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) precisa de um parceiro — uma empresa ou um consórcio — com quem dividir o negócio. O órgão vai entrar com a terra, responsável por até 47% do montante do custo, e precisa de investimentos com um grupo que arcará com a maior parte da infraestrutura e da gestão do empreendimento, o que inclui atrair empresas pequenas e médias para se instalarem na área, próxima à Granja do Torto. O volume de recursos privados que deve ser aplicado no projeto chega a R$ 1,2 bilhão em quatro anos.

Durante a visita a Suzouh, Agnelo esteve, com a delegação, na sede da Samsung, uma das âncoras do parque industrial, com 6 mil empregados aproximadamente. A fábrica exporta equipamentos de informática para o mundo inteiro e abre oportunidades de trabalho para jovens. Mais de 70% dos empregados têm até 22 anos. Quem quiser ascender profissionalmente, passando de operário a supervisor ou atuando em áreas de desenvolvimento, tem todas as condições. São oferecidos cursos de graduação ou capacitação técnica para os trabalhadores. "Isso é excepcional. Também queremos escolas como essas na Cidade Digital", afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique Araújo.

Agnelo foi recebido pelo prefeito da cidade, Shen Xiaoying, que fez uma exposição sobre o sucesso do projeto de desenvolvimento. Na prefeitura, os chineses exibem uma maquete da cidade, com todos os detalhes da expansão urbana, totalmente ordnada e planejada.

Agenda apertada Os dias de trabalho têm sido intensos na missão oficial internacional do governo. Agnelo tem mantido pelo menos quatro reuniões por dia, sempre acompanhado da delegação.

Neste sábado, o governador mantém o cronograma. De manhã, vai visitar a sede da empresa Rui Hua, especializada na produção de ônibus elétricos. A intenção do presidente da TCB, Carlos Coch, que integra a comitiva, é adotar o modelo na capital. Um veículo nessas condições será cedido gratuitamente ao GDF, por seis meses, para testes nas linhas operadas pela empresa.

Essa iniciativa, no entanto, depende ainda de estudo de viabilidade econômica. Além de comprar uma frota, Coch quer transformar a TCB numa parceira da chinesa Rui Hua numa fábrica de ônibus a ser montada no Distrito Federal. Essa possibilidade será discutida com representantes da empresa e do governo chinês.

À tarde, Agnelo terá uma reunião na empresa Chaori Solar, especializado em painéis solares, um meio de captação se energia pelo sol. Na próxima terca-feira, o governador vai a Munique onde passará dois dias. Em seguida, um dia em Milão.

R$ 1,2 bilhão O volume de recursos privados que deve ser aplicado em quatro anos na Cidade Digital