O globo, n. 31210, 18/01/2019. País, p. 5
Viagem à China gera críticas a deputados do PSL
Miguel Caballero
18/01/2019
Xingados por Olavo de Carvalho e criticados nas redes sociais, parlamentares afirmaram que importância econômica dos chineses justifica a comitiva; presidente do partido diz que Bolsonaro foi surpreendido
A viagem de oito deputados federais eleitos e uma senadora eleita, do PSL, para conhecer produtos de tecnologia de segurança na China, paga pelo governo local, gerou repercussão negativa para os correligionários do presidente Jair Bolsonaro. Desde a noite de quarta-feira, os parlamentares têm sido alvo de uma onda de críticas e reclamações nas redes sociais, boa parte vinda de eleitores do atual presidente.
O estopim das críticas foi um vídeo feito pelo filósofo Olavo de Carvalho, tido como “guru” do ideário de Jair Bolsonaro. Ele fez ataques à ideia de comprar de empresas chinesas tecnologia de reconhecimento facial para aumentar a segurança de aeroportos. Para ele, isso significaria entregar à China informações estratégicas de brasileiros.
Olavo também chamou os deputados de “semianalfabetos”, “caipiras” e “idiotas”. E concluiu: “E eu sou guru dessa porcaria? Eu não sou guru de merda nenhuma!”
Outra figura influente nas redes bolsonaristas, o humorista Danilo Gentili também atacou a viagem. Único integrante da comitiva brasileira na China que não é do PSL, o deputado federal eleito Luís Miranda (DEM) publicou um vídeo empolgado com o hotel onde estão hospedados, o que motivou a crítica do humorista: “Gostou do hotel? Que tom de picareta. Que cara de 171. Vai à m***, PSL”.
O presidente do PSL, e também deputado federal eleito, Luciano Bivar, afirmou ao site “G1” que o presidente Jair Bolsonaro foi “surpreendido” com a notícia de que os futuros parlamentares do partido haviam viajado à China.
Uma lista com os nomes dos deputados eleitos que viajaram circula entre eleitores nas redes há dois dias. Além de Miranda, estão na China os deputados federais eleitos Carla Zambelli, Daniel Silveira, Tio Trutis, Felício Laterça, Bibo Nunes, Charlles Evangelista, Marcelo Freitas, Sargento Gurgel e Aline Sleutjes, além da senadora eleita Soraya Thronicke, todos do PSL.
Da China, o deputado eleito Luís Miranda respondeu a Olavo de Carvalho, ironizando algumas palavras usadas pelo filósofo.
“O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota: Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos. Em 2018 ultrapassamos mais de 100 bilhões de dólares em negócios”, escreveu. “Os ‘caipiras’ aqui têm muito o que aprender com eles. Entre mitos e verdades, gurus ideológicos dizem que combatem a ideologia, mas só ficam na teoria, já nós estamos preocupados com a economia”, escreveu Miranda.
A deputada Carla Zambelli publicou em uma rede social um vídeo também em resposta às críticas de Olavo de Carvalho. Ela afirmou que não existe possibilidade de os deputados fecharem negócio de importação de tecnologia de reconhecimento facial, e lembrou que a viagem não foi paga com dinheiro público brasileiro.
“São uns idiotas. E eu sou guru dessa porcaria? Eu não sou guru de merda nenhuma!”
Olavo de Carvalho, filósofo