Título: Destaque na Inglaterra
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 28/07/2012, Política, p. 22

A revista britânica The Economist afirmou que o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal, marcado para começar na próxima quinta-feira, mostra a disposição do Brasil em dar um passo adiante na luta contra a impunidade. "Que o caso do "mensalão" tenha pelo menos chegado ao tribunal é um progresso: a prisão de políticos corruptos (no Brasil) pode ainda ser improvável, mas não é mais impensável", disse a publicação britânica.

O periódico inglês lembrou ainda que, no país sul-americano, a "má reputação" nunca foi empecilho para que alguns políticos avançassem em suas carreiras, citando como exemplo o deputado federal e ex-prefeito de São Paulo Paulo Maluf (PP), que responde a processos por desvios de recursos públicos, e o senador Fernando Collor (PTB-AL), que sofreu processo de impeachment em 1992 e deixou a Presidência da República.

Sobre o PT, a avaliação é de que o escândalo tirou do partido o discurso de ser a única legenda imune à corrupção. "Mesmo assim, o ex-presidente Lula foi reeleito cerca de um ano depois, por conta de sua política de auxílio aos mais pobres, e não por conta de uma cruzada contra a corrupção."

A The Economist destacou, contudo, a criação da Lei de Acesso à Informação e o fortalecimento dos órgãos de investigação e controle no país como uma maneira eficaz para combater o desvio de recursos públicos no Brasil. (PTL)