Correio braziliense, n. 20318, 06/01/2019. Brasil, p. 6

 

Barbárie se alastra por todo o Ceará

06/01/2019

 

 

Mesmo com a chegada de 300 homens da Força Nacional, atentados se intensificam em Fortaleza e atingem municípios do interior. Pelo quarto dia seguido, bancos, supermercados, veículos e prédios são alvo de incêndios criminosos

Sem medo da chegada da Força Nacional, que começou ontem à noite a atuar em Fortaleza para tentar conter a violência, o Ceará sofreu uma onda de ataques criminosos em vários pontos da capital e cidades do interior pelo quarto dia seguido. Ontem, criminosos atacaram bancos, incendiaram carros em um shopping e em uma concessionária de veículos e atiraram contra um supermercado. Até um caminhão com carga de galinhas vivas foi incendiado. Os reflexos da insegurança já são sentidos nos transportes e no comércio.

Concentradas nos primeiros dias em Fortaleza e região metropolitana, as ações agora também ocorrem no interior. Desde a noite da última sexta-feira, ao menos 21 cidades de todas as regiões, incluindo a capital, registraram ocorrências que são ligadas a membros de facções criminosas. Já foram registrados cerca de 90 atos criminosos.

Devido aos atentados, os serviços públicos e o comércio foram afetados. A frota de ônibus foi reduzida e, ontem, apenas 108 veículos, de 1,8 mil, operaram 41 linhas na capital cearense. No início da tarde, houve paralisação de duas horas. As vans de transporte alternativo também reduziram a operação. No varejo, a movimentação sofreu uma queda de 50%. Por causa de ataques, o metrô de Fortaleza fechou às 20h30.

Os 300 homens da Força Nacional de Segurança, que embarcaram de Brasília em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), começaram a chegar na noite de sexta-feira, mas só começaram a atuar ontem. O emprego do efetivo federal foi autorizado pelo ministro da Justiça, Sergio Moro, por um período inicial de 30 dias, após pedido do governador do Ceará, Camilo Santana.

Foram designados agentes da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, do Departamento Penitenciário Nacional e homens da Força Nacional e das Forças Armadas. As forças atuarão em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social e as polícias locais. Também foram deslocadas 30 viaturas que darão apoio às tropas na segurança pública no estado.

Destruição

O clima de barbárie tomou conta de todo o estado. Um caminhão de lixo foi incendiado no bairro Pirambu. Na véspera, o North Shopping Fortaleza havia sido alvo de ataques. Veículos que estavam no estacionamento do local foram incendiados. Os bandidos atearam fogo em dois carros, que estavam no pátio de uma concessionária, no bairro Mucuripe.

Conforme a polícia, os criminosos chegaram em um carro por uma rua lateral que dá acesso ao estabelecimento e atearam fogo nos carros. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e conseguiu apagar as chamas.

A antiga sede do Sine foi incendiada. As chamas chegaram a atingir paredes das casas de uma vila, atrás do local. O Corpo de Bombeiros foi acionado, controlou as chamas. Os moradores das casas no entorno chegaram a tirar os móveis das residências, por medo de um novo incêndio.

Uma passarela de pedestres localizada no quilômetro 12, da BR-116, próximo ao Bairro de Cajazeiras, em Messejana, foi incendiado. Uma agência da Caixa, na Praia de Iracema, foi alvo de tiros. Uma parte da vidraça da agência foi destruída. Dois suspeitos jogaram uma bomba caseira na porta de um supermercado no bairro de Vila Velha.

Criminosos tentaram derrubar, com explosivos, uma ponte na CE-257, entre Varjota e Santa Quitéria, na região Norte. O local ficou parcialmente interditado. Em Jijoca de Jericoacoara, um ônibus de transporte escolar foi incendiado. O veículo estava próximo da creche, que também foi atingida. Parte do telhado do prédio foi destruído.

O núcleo da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), no Distrito do Capuan, em Caucaia, também foi incendiado. Mais de dois mil frangos foram queimados vivos após suspeitos atearem fogo ao caminhão que os transportava, em Caucaia.

O governador Camilo Santana (PT) endureceu o tom contra a onda de crimes. Afirmou que “atos criminosos querem fazer com que o estado recue em suas medidas fortes, o que não há possibilidade de acontecer. “Pelo contrário: endureceremos cada vez mais contra o crime”. “Tenho absoluta confiança nos mais de 29 mil profissionais cearenses que formam as forças de segurança do estado, especialmente neste momento em que tomamos medidas necessárias de combate ao crime organizado, fora e dentro de unidades prisionais”, afirmou.

As visitas aos detentos da Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima (CPPL 1) e da Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor José Jucá Neto (CPPL 3), no Complexo Penitenciário de Itaitinga, foram suspensas no fim de semana.

 

90

Total de atos criminosos até ontem