Título: Petrobras se antecipa
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 18/07/2012, Economia, p. 10

A Petrobras resolveu se prevenir e, antes mesmo que seus funcionários aderissem ao movimento grevista que atinge o país, apresentou ontem uma nova proposta de pagamento de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 2011. A decisão saiu de uma reunião da empresa com dirigentes sindicais na manhã de ontem. A estatal ofereceu um aumento de 4,6% na PLR, o que representa R$ 760, e abono de 12% nos salários ou de R$ 1.296, o que representar maior ganho.

De acordo com representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), na proposta anterior, a Petrobras diminuiu em 7,8% o valor da PLR para os funcionários e aumentou em 2,3% o pagamento aos acionista. As novas propostas serão avaliadas pelas lideranças sindicais da categoria e, posteriormente, levadas para votação em assembleias. Os petroleiros previam fazer greve a partir do próximo dia 20.

Agências O segundo dia de paralisação das agências reguladoras e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) teve grande número de adesões — segundo o sindicato da categoria, cerca de 60% dos servidores estão de braços cruzados. As lideranças tentam agora antecipar reunião com o Ministério do Planejamento,está marcada para amanhã. Entre as reivindicações, equiparação salarial e reestruturação da carreira.