O globo, n. 31234, 11/02/2019. País, p. 9

 

Sem febre, Bolsonaro ainda não tem data para alta

Ruan de Sousa Gabriel

11/02/2019

 

 

Tratamento contra pneumonia e mudança gradativa na alimentação continuam. Em vídeo postado numa rede social, presidente pede à Polícia Federal uma ‘solução’ para o atentado sofrido durante a campanha eleitoral

O presidente Jair Bolsonaro permanece sem febre e apresenta boa evolução clínica, informou boletim médico divulgado pelo Hospital Israelita Albert Einstein na tarde de ontem. O quadro de pneumonia, diagnosticado na última quinta-feira, melhorou significativamente, mas continua sendo tratado com os mesmos antibióticos.

O boletim ainda informou que “iniciou-se hoje (ontem) a redução gradativa da nutrição parenteral”, ou seja, feita por outras vias que não a gastrointestinal, como as veias. A dieta cremosa, que Bolsonaro passou a seguir no sábado, segue mantida e “associada ao suplemento nutricional especializado por via oral.”

Bolsonaro almoçou ontem creme de mandioca com carne, gelatina e suplementos. O presidente segue sob avaliação médica e ainda não há previsão oficial de alta. Na sexta-feira passada, o jornalista Carlos Nascimento afirmou, durante o SBT Brasil, que recebera um telefone de Bolsonaro eque o presidente lhe dissera que pretendia sair do hospital amanhã. Procurada, a Presidência da República informou que a alta será dada “no momento oportuno”.

Bolsonaro continua fazendo exercícios de fortalecimento muscular e de respiração. Na manhã de ontem, Bolsonaro caminhou cinco vezes por um corredor, ida e volta, e, segundo a assessoria da Presidência, conseguia andar mais rapidamente do queno sábado. À tarde, ele andou mais um pouco e fez fisioterapia. Bolsonaro não precisa mais do apoio do andador para caminhar.

Visitas ainda restritas

Por insistência medica, as visitas permanecem restritas. Bolsonaro passou o dia acompanhado da mulher, Michelle Bolsonaro, e do filho Carlos. N anoite de sábado, ele ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, mas não há informações se foi uma visita de cortesia ou de trabalho.

Segundo a Presidência, passa os dias no assistindo TV. No início da tarde, Bolsonaro divulgou um vídeo no Twitter em que, do seu leito, reconhece que nem todos os brasileiros têm acesso a tratamentos médicos como o usufruído por ele no Albert Einstein e promete melhorar o SUS. O presidente também agradeceu os médicos que o atenderam na Santa Casa de Juiz de Fora (MG), na sequência do atentado à faca sofrido em 6 de setembro, durante um evento de campanha.

— Também espero que a nossa querida Polícia Federal, a polícia que nos orgulha a todos, tenha uma solução para o nosso casonas próximas semanas.Esse crime, essa tentativa de homicídio, esse ato terrorista pratica dopo rum ex integrante do P SOL não pode ficar impune. E nós queremos, sim, e gostaríamos que a PF indicasse, obviamente com dados concretos, quem foi ou quem foram os responsáveis, por determinar que o Adélio praticasse aquele crime —disse no vídeo.