Correio braziliense, n. 20348, 05/02/2019. Política, p. 4

 

A descompostura de Renan

05/02/2019

 

 

Após perder a Presidência do Senado para o rival Davi Alcolumbre (DEM-AP), o senador Renan Calheiros (MDB-AL) surpreendeu pelas reações consideradas exageradas por parlamentares e analistas políticos, acostumados com ações mais equilibradas e de bastidores por parte dele. A primeira atitude que surpreendeu foi ele ter retirado a candidatura, mesmo após 12 senadores já tendo votado, no sábado. Mas a situação depois da derrota repercutiu ainda pior.

Renan conseguiu perder ainda mais pontos nas redes sociais, ambiente que os novos parlamentares têm aproveitado para conseguir apoio público. Ontem, chegou a ofender a jornalista Dora Kramer, pelo Twitter, ao dizer que ela o teria assediado no passado.“Dora Kramer (revista Veja) acha que sou arrogante. Não sou. Sou casado e, por isso, sempre fugi do seu assédio. Ora, seu marido era meu assessor, e preferi encorajar Geddel e Ramez, que chegou a colocar um membro mecânico para namorá-la. Não foi presunção. Foi fidelidade”, escreveu o senador. A jornalista preferiu não responder, por acreditar que “o que ele diz fala por ele”.

Apesar de Renan ter apagado a publicação, a repercussão foi bastante negativa. Vários jornalistas e parlamentares saíram em defesa de Dora Kramer. A ex-senadora Ana Amélia (PP-RS) classificou a postagem como “agressiva, desrespeitosa e inaceitável”. Mara Gabrilli (PSDB-SP) elogiou a jornalista e pediu um “basta a ataques machistas com o único objetivo de desmoralizar uma mulher na sua intimidade”.

Na opinião do cientista político Thiago Vidal, da consultoria Prospectiva, o MDB, como legenda, não perde força com o episódio. A situação evidenciou a queda de Renan, mas o partido não deve ser impactado pelos erros do alagoano. O MDB continua tendo a maior bancada do Senado, com 13 parlamentares e segue com influência na agenda da Casa. “Em geral, ainda há um núcleo de partidos tradicionais muito importante nas decisões do Parlamento”, comentou. (AA)